Segunda-feira, 08 de julho de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Joe Biden vai tentar se encontrar com Lula rapidamente, diz assessor da Casa Branca

Compartilhe esta notícia:

Apesar da popularidade do Presidente Biden em queda, as eleições de meio de mandato não foram tão desastrosas como previstas. (Foto: Reprodução)

Um encontro presencial entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está sendo articulado e deve acontecer rapidamente, afirmou a Casa Branca nesta quinta-feira (10). Segundo o assessor de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, Biden aguarda uma “oportunidade em breve”.

Sullivan também disse que esteve em contato com membros do alto escalão da equipe de Lula e que estão sendo formulados planos para o encontro presencial entre os dois países. Segundo ele, ainda está sendo avaliado se os americanos devem viajar para o Brasil ou se receberiam a equipe brasileira em Washington.

“Ainda estamos finalizando [os detalhes], mas serão reuniões de alto nível entre a equipe do presidente eleito e a nossa equipe”, afirmou durante entrevista coletiva na Casa Branca.

A proteção à Amazônia e a posição do Brasil em relação à guerra na Ucrânia deverão ser alguns dos assuntos abordados, comentou Sullivan.

“O presidente Biden tem uma visão de longa data de que é obrigação dos Estados Unidos e de outras grandes economias ajudar o Brasil a proteger sua floresta tropical”, declarou. “Ele espera uma oportunidade em breve de se sentar com o presidente eleito para expressar um compromisso real e motivação para proteger a Amazônia e falar sobre uma variedade de suportes que podemos dar, não apenas técnico, mas também financeiro. Isso é algo que o presidente Biden vê como uma prioridade real.”

Biden telefonou para Lula em 31 de outubro para cumprimentá-lo pela vitória na eleição do dia anterior e elogiar a “força das instituições democráticas brasileiras depois de eleições livres, justas e confiáveis”. O presidente americano foi um dos primeiros líderes internacionais a reconhecer a vitória de Lula, ainda no domingo (30).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após derrotas nas eleições, Donald Trump se torna alvo de ataques dentro do Partido Republicano
Retirada russa de Kherson levará pelo menos uma semana, diz Kiev
https://www.osul.com.br/joe-biden-vai-tentar-se-encontrar-com-lula-rapidamente-diz-assessor-da-casa-branca/ Joe Biden vai tentar se encontrar com Lula rapidamente, diz assessor da Casa Branca 2022-11-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar