Ícone do site Jornal O Sul

Jogador gaúcho é internado em UTI por causa do coronavírus

Meia caxiense de 29 anos atua na Turquia e teria se infectado no Brasil. (Foto: Reprodução)

O meia gaúcho Gustavo Campanharo, 29 anos, foi internado nesta segunda-feira (24) na unidade de terapia intesiva (UTI) do Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul (Serra Gaúcha), sua cidade natal. Infectado pelo coronavírus, ele apresenta problemas respiratórios mas, até a noite passada, não havia sido necessária a intubação.

Revelado pelo Juventude (onde permaneceu até 2013) e com passagens por Bragantino-SP, Chapecoense-SC, Hellas Verona (Itália), Evian (França) e Ludogorets (Bulgária), ele joga no Kayserispor (Turquia) e recentemente foi submetido a cirurgia no joelho esquerdo em Portugal. O contágio teria ocorrido no Brasil, onde ele se recupera da operação.

Mesmo acometido por uma bactéria e com o pulmão 50% comprometido pelo vírus, o atleta está consciente. Segundo informações extraoficiais, ele e a esposa Bárbara Veber procuraram uma unidade de pronto atendimento (UPA) na quinta-feira passada e no dia seguinte já estavam internados no hospital.

Na tarde desta segunda-feira, ela postou mensagem em sua conta na rede social Instagram. “Primeiro, quero agradecer o carinho que estamos recebendo. Segundo, informar que o quadro do Gustavo piorou e necessitou de UTI. A saturação dele estava muito baixa, então vão ser tentadas outras maneiras de ventilação, por enquanto com máscara. Vão manter ele consciente, mas sem acesso ao celular. Ele está com muitas saudades dos filhos. Beijos a todos”.

O serviço prestado no primeiro local procurado por Gustavo e Bárbara, aliás, foi motivo de questionamentos por parte do casal. Em mensagem postada nas redes sociais na ocasião, eles inclusive criticaram a postura do médico plantonista da UPA, dando a entender que teria ocorrido negligência.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul rebateu a informação. “Não houve negativa de atendimento”, garantiu o órgão por meio de nota oficial, que acrescentou:

“O paciente passou por triagem e atendimento médico. As UPAs Central e da Zona Norte atendem casos de urgência e emergência, 24 horas por dia, conforme quadro clínico apresentado pelos pacientes no momento da triagem”.

Renan Dal Zotto

Na última sexta-feira (21), o ex-atleta gaúcho e hoje técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino, Renan Dal Zotto, recebeu alta hospitalar, após 36 dias internado (incluindo duas intubações) por causa da covid. Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) informou que o comandante – que completará 61 anos em julho – está bem e junto da família.

“Renan prosseguirá fazendo fisioterapia respiratória e motora, enquanto já acompanha, de maneira remota e dentro da limitação indicada, o dia-a-dia da equipe na disputa da Liga das Nações”.

(Marcello Campos)

 

Sair da versão mobile