Quinta-feira, 17 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2015
Policiais armados patrulharam nessa terça-feira os arredores do estádio de Wembley, em Londres (Reino Unido), local do amistoso entre Inglaterra e França, poucos dias após terroristas realizarem ataques em diversos pontos de Paris, incluindo o Stade de France, deixando pelo menos 129 mortos e mais de 350 feridos. Comum em outros países europeus como a França, a polícia armada é geralmente pouco vista no Reino Unido, embora tenha patrulhado os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e se tornado mais comum recentemente por temores de ataques militantes.
Uma cena emocionante abriu o amistoso: os jogadores das duas seleções, juntos, cantaram a Marselhesa (hino francês). A homenagem se deu em memória às vítimas em Paris. Além dos atletas, parte significativa da torcida britânica entoou o hino da França, cuja letra foi exibida nos telões. O príncipe William e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, entraram em campo com flores azuis, brancas e vermelhas, cores da bandeira francesa, para completar as homenagens aos 129 mortos e mais de 350 feridos.
Em Bologna (Itália), no estádio Renato Dall’Ara, jogadores da seleção italiana e da Romênia entraram em campo também sob o som de A Marselhesa. Todos os torcedores ficaram de pé e aplaudiram. Em seguida, foi realizado um minuto de silêncio pelos mortos nos atos terroristas e em um incêndio em uma boate em Bucareste.