O atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), 50 anos, foi reeleito para um segundo mandato em Santa Maria (Região Central), quinto município mais populoso do Rio Grande do Sul (em torno de 283 mil habitantes), tendo como companheiro de chapa Rodrigo Décimo (PSL). Ele obteve 57,29% dos votos (71.927), derrotando o seu próprio vice, Sérgio Cechin (PP), que recebeu 42,71%% (52.616).
A eleição na cidade teve abstenção de 31,34% (64.016). Votos nulos foram 5,66% (7.935), e brancos, 4,84% (6.788). No primeiro turno, Sérgio Cechin havia contado com 26,49% da preferência do eleitorado, ao passo que Jorge Pozzobon ficou com 24,89%, em uma disputa com seis concorrentes.
Pronunciamento
Já reeleito, Pozzobom realizou seu primeiro pronunciamento em público. Ele homenageou as siglas que participaram da coligação que o elegeu, PTC, Dem, PTB, Podemos, PS, além do PSDB: “Eu quero agradecer a todos os partidos, ou melhor aquela meia dúzia de partidos que optaram por seguir um caminho seguro em direção ao futuro”.
Também elogiou a imprensa e a equipe de saúde do município, que “fez com que Santa Maria estivesse com os melhores índices de pessoas recuperadas e o menor índice de mortalidade”, segundo ele.
Além disso, dedicou a vitória à esposa: “Minha vida foi sempre feita de superação, sempre foi feita de desafio, sempre foi feia de amor, coragem e e determinação. Mas tudo que começou quando conheci uma pessoa, a pessoa que sem sombra de dúvida foi um divisor da minha vida que é a Janice”.
(Marcello Campos)