Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de junho de 2015
Devoto de Santo Antônio, o fotógrafo Marcos Ermínio, 28 anos, aproveitou a sorte de encontrar uma aliança no bolo da paróquia para pedir a namorada em casamento no sábado (13), em Campo Grande. O pedaço que ele comprou tinha uma das mil alianças de bijuteria escondidas. “Foi no último pedaço, nem acredito, tem que ter muita fé”, disse.
Logo depois de achar a aliança, ele se ajoelhou e pediu em casamento a estudante de enfermagem Bruna Gabriella Batista, 21, com quem namora há três anos. Emocionada e ao som de aplausos de quem estava a espera do bolo, Bruna chorou e respondeu “sim” ao namorado. Eles contaram que o casamento já era um desejo em comum e que a aliança encontrada no doce foi a confirmação para o matrimônio, previsto para 2017.
O casal conta que participou pela primeira vez juntos da tradição do bolo recheado de alianças. Ainda na fila a espera do bolo, ele contou que já tinha ido a festa, mas a namorada foi pela primeira vez a convite dele. “A gente nem ia vir por causa da fila”, contou. Cada um comprou uma fatia do tradicional bolo que tinha mil alianças de bijuteria e um par de ouro, mas só o pedaço dele veio com a surpresa.
Tradição
O bolo de Santo Antônio é tradição em Campo Grande, no Mato Grosso, há 25 anos. O santo também é padroeiro de Campo Grande, por isso, 13 de junho é feriado municipal. Neste ano, o doce preparado por voluntários da Paróquia Santo Antônio pesou 1,5 tonelada e tinha cerca de 20 metros.
Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195, e morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231. Por isso, o dia da morte se tornou a data comemorativa do santo, que é considerado um dos mais populares entre os brasileiros e portugueses. No Brasil, Santo Antônio é conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”.
De acordo com a crendice popular, em seu dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias acompanhadas de orações.