Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2019
O associado da Cotrijal Giordano Schiochet, de Não-Me-Toque, foi um dos 20 jovens selecionados para representar a nova geração de cooperativistas durante o 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo em Brasília (DF). O evento foi uma promoção do Sistema OCB(Organização das Cooperativas Brasileiras) e reuniu centenas de pessoas, entre dirigentes, grupos de jovens e mulheres, autoridades nacionais e internacionais e outros convidados de entidades públicas e privadas, fundações e institutos ligados ao cooperativismo.
Giordano Schiochet foi selecionado entre mais de 170 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, que encaminharam vídeos respondendo a pergunta: ‘Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro?’ Os 20 jovens embaixadores participaram como congressistas, o que deu direito a fala durante as plenárias e voto nos processos de decisão.
“Foi uma experiência enriquecedora, que demonstrou ainda mais a importância do sistema cooperativo para a sociedade como um todo, em diferentes setores. Conhecer muitos cooperativistas de outras realidades e o papel de cada cooperativa despertou uma vontade enorme de fazer a diferença”, disse Giordano.
O congresso
O evento que ocorreu entre os dias 8 e 10 de maio, está em sua 14ª edição, mas fazia nove anos que não acontecia. Neste ano, o tema foi “O cooperativismo do futuro se constrói agora”, convidando as cooperativas a desenharem o cooperativismo do amanhã. As discussões foram pautadas em seis temas: Comunicação, Gestão e Governança, Inovação, Intercooperação, Mercado e Representação.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância da participação dos jovens embaixadores – novidade na programação. “É muito bom ver que os jovens estão se comprometendo com o futuro do cooperativismo. A participação deles, representando 20 estados do país, mostra o quanto estamos presentes de Norte a Sul e isso aumenta nossa responsabilidade em fazer mais e melhor, todos os dias, pelo desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, enfatizou.
Definições de novos rumos
Durante o evento também foi lançada a agenda institucional do cooperativismo, que visa pautar os temas mais importantes do setor junto aos três poderes da República. Além disso, os jovens embaixadores elaboraram uma Carta Manifesto falando da importância de incluir cada vez mais e trabalhar a sucessão no sistema, incentivando a formação das novas gerações de cooperativistas.
Ainda, os congressistas elegeram 48 diretrizes (entre mais de 170) prioritárias, levando em consideração o impacto e a urgência de cada demanda. “Para mim, isso ratifica o compromisso do sistema cooperativo com o desenvolvimento do nosso país. Juntos, podemos transformar nosso país num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”, acrescentou Giordano Schiochet.
Agora, os 20 jovens embaixadores (inclusive o representante da Cotrijal) integrarão o Conselho Jovem da OCB.