Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de novembro de 2018
Juan Pablo Boeira, Head de Marketing da Rede Bourbon Shopping e Moinhos Shopping, acaba de quebrar mais um recorde. Depois de ter sido o executivo mais novo de Marketing do Estado a ser premiado pela ARP (Associação Riograndense de Propaganda) como “profissional do ano”, foi também o mais indicado a premiação máxima da categoria com quatro indicações.
Na noite do último dia 14 de novembro, foi coroado também com o inédito Bi-Campeonato, se transformando no primeiro executivo de Marketing do Estado a ganhar duas vezes a premiação de Profissional de Marketing do Ano pela ARP. A premiação ocorreu no tradicional evento SALÃO ARP em noite que premiou também os melhores profissionais de agências e veículos de comunicação gaúchos.
Juan Pablo Boeira corou um trabalho de vinte e dois anos de mercado no qual foi o mentor da maior exposição de arte urbana do mundo realizada em Porto Alegre – a Cowparade (Parada das Vacas) – que espalhou alegria pela cidade com 80 vaquinhas charmosas. Evento este, que lhe rendeu a Comenda Porto do Sol (conferida pela Prefeitura somente para quem contribui no enriquecimento da cidade de Porto Alegre). Juan Pablo Boeira, foi também o Criador e CPO (Chief Project Offcer) do Festival da Transformação, no qual foi considerado o maior evento de inovação do Brasil em 2017, em sua gestão como Vice-Presidente de Marketing da ADVB. Agora em 2018, Boeira lançou o livro “Branding por Meio da Gestão pela Inovação” que já é referência nas principais universidades gaúchas. Assumiu também a presidência do Grupo de Marketing que conta com quase 100 associados em apenas 2 meses de criação e foi o mentor intelectual do Distrito Bourbon-Fruki, que é a primeira praça urbana de Porto Alegre com toda a segurança e estrutura que a cidade ainda não tinha.
Ao todo, o executivo soma mais de 50 prêmios nacionais e internacionais ao logo da carreira, entre eles o Effie Awards, uma das premiações mais importantes da indústria criativa mundial. E vem mais coisa boa por ai. Juan Pablo Boeira está escrevendo o livro “Foresight Estratégico – O Design na Era dos Algorítmos”, resultante da sua tese de doutorado. É também curador da Innovation Week e mentor do Innovation Award que será a maior premiação de Inovação do estado premiando o projeto vencedor com o dois MBAs a livre escolha na ESPM e duas viagens para o WebSummit de Portugal. Boeira é graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, tem Pós Graduação/Extensão em Comunicação, Marketing, Finanças Empresariais e Branding pela ESPM, Certificação em Leading Product Innovation pela Harvard Business School (HBS), Business Dynamics pelo Massachusetts Institute of Technology (SloanMIT) e BIG DATA pelo INSEAD. É mestre e doutorando em Inovação / Design / Projetos Estratégicos pela UNISINOS, além de Professor de MBA da ESPM, UNISINOS, UNIRITTER, FEEVALE, LASALLE, SENAC e fundador da Escola de Marketing da Alta Performance e Inovação (EMAPI/UNISINOS).
Realizou um estágio no Vale do Silício pelas empresas Google, Apple, Facebook, Microsoft, NASA, IBM, LinkedIn e Twitter. Foi organizador dos Congressos Internacionais de Marketing da ADVB de 2014 e 2015 e curador em 2016. É também julgador dos projetos de Inovação do Programa StartUp Weekend by Google e dirigiu as áreas de Inteligência de Marketing, Big Data, Trade, Desenvolvimento de Produtos, Gestão de Projetos, Inovação e Branding de empresas como Lojas Renner, Camicado, Vonpar/Coca-Cola, Red Bull, Grupo Trend, e Johnson&Johnson.