Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Juiz autoriza devolução à Petrobras de 157 milhões de reais desviados para a Suíça

Compartilhe esta notícia:

Moro sugere que o valor seja usado para melhorar o mecanismo de combate à corrupção na estatal. (Foto: Jorge William/AG)

O juiz federal Sérgio Moro autorizou a devolução de 157 milhões de reais à Petrobras. Os recursos foram recuperados pelo MPF (Ministério Público Federal) em contas na Suíça controladas pelo ex-gerente de Serviços e delator, Pedro Barusco.

O ex-gerente da estatal celebrou um acordo de delação premiada com o MPF no qual se comprometeu a devolver 204 milhões de reais, valor que foi repatriado pelos investigadores de bancos suíços nos últimos dois meses.

A decisão de Moro atendeu a pedido dos promotores, que solicitou a restituição de 80% do valor para a estatal. A devolução formal ocorrerá no dia 11 deste mês em uma cerimônia organizada pelo MPF.

O juiz sugeriu que o valor seja usado para melhorar os mecanismos de combate à corrupção dentro da estatal. “[Sugiro] que pelo menos parte seja destinada ao reforço e ao aprimoramento dos sistemas de controle e de compliance dentro da empresa estatal a fim de prevenir novos desvios”, afirmou Moro no despacho que autoriza a transferência.

O magistrado disse ainda que a mudança de postura da Petrobras em relação ao esquema de propina mudou recentemente. “É oportuno lembrar que a estatal assumiu a condição de assistente de acusação nas ações penais, passando a auxiliar a persecução, e reconheceu os prejuízos da corrupção em seu balanço, ambas atitudes louváveis, mas há não mais de um ano sequer admitia a ocorrência de corrupção em seu meio”, ressaltou o juiz.

Pagamento de indenização

Moro determinou também a manutenção de parte dos recursos recuperados para garantir o pagamento de indenizações a danos sofridos por terceiros.

Por fim, ele reconheceu o trabalho dos investigadores: “Foi a eficiência, a integridade, a perseverança e a firmeza dos responsáveis pela investigação que propiciaram a recuperação de valores milionários. Não se previne corrupção dessa magnitude sem esses atributos”.  (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ex-ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos deixou herança de 393 milhões de reais
EUA oferecem 20 milhões de dólares por informações sobre quatro líderes do Estado Islâmico
https://www.osul.com.br/juiz-autoriza-devolucao-a-petrobras-de-157-milhoes-de-reais-desviados-para-a-suica/ Juiz autoriza devolução à Petrobras de 157 milhões de reais desviados para a Suíça 2015-05-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar