Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de julho de 2021
As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus B e C
Foto: Robson Silveira/PMPAA campanha Julho Amarelo foi criada para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza os testes para detectar as doenças nas 130 unidades de saúde e nas três unidades de Serviço de Atendimento Especializado.
O exame é rápido, gratuito e seguro. Quanto antes for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de tratamento, evitando a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado.
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus B e C, que possuem diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos utilizados para uso de drogas injetáveis e inaláveis.
Gestantes
As gestantes devem fazer o exame para diagnosticar as hepatites B e C no pré-natal, pois também existe a transmissão do vírus da mãe para o filho, durante a gestação e o parto. Gestantes não vacinadas devem realizar a vacinação contra o vírus da hepatite B.
Outra ação importante para prevenir a transmissão para o recém-nascido é a aplicação da vacina nas primeiras 12 horas de vida da criança. Apesar de serem doenças graves, elas não costumam apresentar sintomas.