Julia Harlan será a nova cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre. O embaixador norte-americano no Brasil, Peter Michael McKinley, em missão diplomática, visitou o governador José Ivo Sartori, nesta terça-feira (27), especialmente para apresentação da nova representante no Rio Grande do Sul e para convidá-lo para a abertura oficial do Consulado em Porto Alegre.
Após dois anos de reformas, o consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira. Aberta desde o início de junho, a repartição norte-americana de 8 mil metros quadrados se localiza na Avenida Assis Brasil, 1.889, no bairro Passo d’Areia.
O antigo consulado havia sido fechado em 1996 pelo governo americano. O evento também comemorou o 241º aniversário da Independência dos EUA.
Agora, a emissão de documentos poderá ser solicitada na capital por qualquer pessoa que não seja um imigrante e que pretenda viajar para lazer ou negócios.
Sartori falou da importância da reabertura de um consulado dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul e apresentou o cenário socioeconômico do Estado aos diplomatas. “Aqui temos muitas empresas que importam e exportam dos Estados Unidos, e a abertura do consulado será um benefício a mais para a população por facilitar a emissão de documentos”, disse. O país norte-americano é nosso terceiro maior destino de exportações e terceira maior origem de importações.
“Temos a expectativa da recuperação econômica do Brasil e acreditamos que o escritório de Porto Alegre será referência também para outros Estados da Região Sul do Brasil, como Santa Catarina e Paraná”, afirmou Kinley.
McKinley iniciou seu mandato como embaixador dos EUA no Brasil no início de 2017. Recentemente, representou o país no Afeganistão de 2014 a 2016. Antes foi vice-embaixador no mesmo país de 2013 a 2014. Também serviu na Colômbia e no Peru.
Esta é a terceira oportunidade em que a diplomata representa seu país em solo estrangeiro. Julia já serviu na capital do México, em Pequim e Xangai, na China.
Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Julia serviu como assessora sênior da vice-secretária de Estado Heather Higginbottom, como oficial supervisora para Gestão de Postos no escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental e também atuou no setor de Comunicação e Gestão de Crises do departamento.
Natural de Indiana, é bacharel em história pela Barnard College, possui Juris Doctor pela Universidade de Wisconsin, e é mestre em Public Affairs pela Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana. Antes de ingressar no Departamento de Estado, trabalhou nas áreas de direito privado e público e foi voluntária do programa Peace Corps na Letônia. (Letícia Bonato e Anamaria Bessil/Palácio Piratini)