O jornalista e escritor italiano Roberto Saviano cancelou sua participação na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Jurado de morte pela máfia de seu país, ele era o principal convidado da 13ª edição do evento. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pela organização. O escritor “não foi autorizado pelos responsáveis por sua segurança a deixar o continente europeu”, segundo o comunicado.
O autor de “Gomorra” foi jurado de morte em seu país por destrinchar no livro os negócios da Camorra, a máfia napolitana. “A Flip se solidariza com o autor, na torcida para que recobre sua liberdade o mais cedo possível. A Flip não dispõe de maiores informações e está trabalhando na substituição do autor, que será divulgada nos próximos dias”, diz a organização.
O italiano era um dos nomes mais esperados da Flip 2015. Outros nomes confirmados no evento são o cultuado escritor cubano Leonardo Padura, autor de “O homem que amava os cachorros”, e o brasileiro Reinaldo Moraes. O evento literário acontece de 1º a 5 de julho. (G1)