Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de abril de 2018
O júri do Festival de Cinema de Cannes, presidido pela atriz australiana Cate Blanchett, será este ano majoritariamente feminino, com cinco mulheres e quatro homens, com destaques para as presenças das atrizes Kristen Stewart e Léa Seydoux. A diretora e roteirista americana Ava DuVernay e a cantora Khadja Nin, do Burundi, completam a representação feminina.
Os quatro homens que vão integrar o júri que define o vencedor da Palma de Ouro são o ator chinês Chang Chen e os diretores russo Andrei Zviaguintsev, canadense Denis Villeneuve e francês Robert Guédiguian. O júri representa sete nacionalidades de cinco continentes, destaca um comunicado divulgado pela organização do Festival de Cannes, que acontecerá de 8 a 19 de maio.
Blanchett sucede como presidente do júri o cineasta espanhol Pedro Almodóvar e será a 12ª mulher a comandar o júri em 71 edições do festival e a primeira desde Jane Campion, em 2014. A atriz de 48 anos, venceu o Oscar por seus papéis em “O Aviador” e “Blue Jasmine”, e foi uma das primeiras a se posicionar contra o produtor Harvey Weinstein.
Já concorrendo ao Palma de Ouro, poucos filmes são dirigidos por mulheres, sendo que um dos indicados é “High Life” de Claire Denis. O espanhol “Todos lo Saben”, do iraniano Asghar Farhadi, protagonizado por Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín, irá abrir a mostra.
Polêmicas
Faz alguns anos que a polêmica Netflix versus Cannes anda levantando diversos debates no mundo do cinema. Esse ano, os filmes do streaming foram proibidos de concorrer a Palma de Ouro pelo diretor do festival Thierry Frémau. Em resposta, a plataforma tirou todas produções que seriam exibidas no evento. Ano passado, “Okja” e “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe” concorreram aos prêmios.
Quinzena dos Realizadores
Finalmente mais representantes brasileiros no Festival de Cannes 2018, fazendo “companhia” a O Grande Circo Místico. O longa Los Silencios, de Beatriz Seigner, e o curta O Órfão, de Carolina Markowicz , estão entre os títulos selecionados para a Quinzena dos Realizadores.
Segundo longa-metragem de Beatriz, que anteriormente lançou Bollywood Dream – O Sonho Bollywoodiano, o drama se passa numa ilha entre Brasil, Colômbia e Peru. Fugindo da violência colombiana, Amparo e seus dois filhos descobrem segredos familiares e características sinistras do local enquanto aguardam o visto para entrar no Brasil. Enrique Diaz e Marleyda Soto estrelam a trama, que tem roteiro de Seigner e é falado em espanhol e inglês. A cineasta celebrou a conquista nas redes sociais.
Criada pelo Sindicado dos Diretores franceses em resposta ao controverso Festival de Cannes de 1968, a Quinzena dos Realizadores é um evento independente que ocorre paralelamente à disputa pela Palma de Ouro. A histórica 50ª edição será aberta pelo colombiano Pajaros De Verano, de Cristina Gallego e Ciro Guerra.