Sábado, 11 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Justiça Eleitoral condena CUT por vídeo que associa Bolsonaro a mortes por covid

Compartilhe esta notícia:

Para a ministra, o vídeo, divulgado a um mês do período oficial de campanha, “tem clara conotação eleitoral”.

Foto: Marcos Corrêa/PR
Candidato à reeleição terá direito a usar dois minutos de programa de Lula e seis inserções. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), condenou, nesta segunda-feira (10), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) a pagar uma multa de R$ 5 mil por ter divulgado vídeo atribuindo responsabilidade ao presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas mortes causadas pela covid.

Bucchianeri entendeu que o vídeo configurou uma propaganda política antecipada. Em agosto, a ministra já havia mandado as redes sociais retirarem do ar a publicação da CUT, chamada de “O Messias do Apocalipse” e que responsabilizava Bolsonaro pelas mortes provocadas pelo coronavirus.

Para a ministra, o vídeo, divulgado a um mês do período oficial de campanha, “tem clara conotação eleitoral”.

“Tanto é assim que, após tecer críticas ao então pré-candidato Jair Messias Bolsonaro, a peça publicitária arremata com a frase: ‘em breve fora do Palácio’. Tanto o conteúdo divulgado pela CUT é claramente eleitoral, que as mesmas falas ali exploradas, com poucas alterações, fizeram parte dos programas oficiais de rádio e de televisão durante a fase oficial de campanha do já agora candidato Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou a ministra.

A campanha de Lula usou trechos do vídeo durante a campanha, como ressaltado pela ministra. A peça audiovisual inclui falas de Bolsonaro durante a pandemia e atribui ao presidente parte das mortes causadas pela covid.

A ação foi apresentada pela campanha do presidente, que argumentou que a peça acaba vinculando não apenas as mortes de brasileiros pela covid ao presidente, “mas a suposta intenção do chefe de Executivo em praticar o ato (‘fazer morrer’), o que reforça a gravidade dos atos praticados”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Procuradoria denuncia à Justiça três agentes da Polícia Rodoviária Federal por morte de homem asfixiado com gás de pimenta
Tribunal de Contas da União pede que Ministério da Defesa envie resultado de auditoria em urnas eletrônicas
https://www.osul.com.br/justica-eleitoral-condena-cut-por-video-que-associa-bolsonaro-a-mortes-por-covid/ Justiça Eleitoral condena CUT por vídeo que associa Bolsonaro a mortes por covid 2022-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar