Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Justiça Eleitoral suspende vídeo de Bolsonaro que chama Lula de corrupto e ladrão

Compartilhe esta notícia:

Segundo o ministro, a propaganda eleitoral questionada é ilícita porque não segue a legislação eleitoral regente.

Foto: Ricardo Stuckert
Segundo o ministro, a propaganda eleitoral questionada é ilícita porque não segue a legislação eleitoral regente. (Foto: Ricardo Stuckert)

O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a suspensão de uma propaganda veiculada pela campanha de Jair Bolsonaro (PL) que apresentou ao público supostos fatos ofensivos à honra do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ministro analisou um pedido feito pela campanha de Lula contra uma propaganda de Bolsonaro. Segundo a ação, a propaganda diz que Lula foi inocentado, mas que ele é “corrupto” e “ladrão”.

Segundo o ministro, a propaganda eleitoral questionada é ilícita porque não segue a legislação eleitoral regente e a regra de tratamento fundamentada na garantia constitucional da presunção de inocência ou não culpabilidade.

“Não poderia a Justiça especializada permitir que os partidos políticos, coligação e candidatos participantes do pleito deixassem de observar direitos e garantias constitucionais do cidadão durante a exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito na rádio e na televisão, utilizando-se como justificativa a liberdade de expressão para realizar imputações que, em tese, podem caracterizar crime de calúnia, injúria ou difamação ou que não observem a garantia constitucional da presunção de inocência.”

E continua: “É inviável que se utilize de espaço público de comunicação para reduzir absolutamente o alcance de um direito ou garantia constitucional e, em contraponto, empregar máxima relevância às condenações criminais anuladas pelo Poder Judiciário, que não permitem afirmar culpa no sentido jurídico-penal”.

O ministro disse ainda que é fato notório a existência de decisões condenatórias e da prisão do candidato Lula, assim como é de conhecimento geral da população que as condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“De outro vértice, não há mera menção a fatos pretéritos referentes às condenações posteriormente anuladas pelo STF, mas atribuições ofensivas que desborda da mera crítica política, pois transmite mensagem que imputa ser o candidato ‘corrupto’ e ‘ladrão ’, desrespeitando regra de tratamento decorrente da presunção constitucional de inocência”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Telescópio James Webb capta imagem de anéis de poeira semelhantes a impressão digital
Banco Central do Chile eleva taxa básica de juros a 11,25%
https://www.osul.com.br/justica-eleitoral-suspende-video-de-bolsonaro-que-chama-lula-de-corrupto-e-ladrao/ Justiça Eleitoral suspende vídeo de Bolsonaro que chama Lula de corrupto e ladrão 2022-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar