Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 9 de fevereiro de 2017
A Justiça Federal do Rio de Janeiro mandou demolir a casa onde foi gravada uma cena do filme “Amanhecer – Parte 1” (2011), penúltimo filme da saga Crepúsculo, em Paraty, na Costa Verde do Rio. A residência fica na Praia da Costa, no Saco do Mamanguá. De acordo com a ação criminal ajuizada pelo MPF (Ministério Público Federal), o imóvel está em área de preservação ambiental.
Ainda de acordo com a decisão da Justiça, o proprietário da casa foi condenado a mais de três anos de prisão com base na Lei de Crimes Ambientais. No entanto, parte da pena prescreveu, já que as obras no imóvel terminaram em 2004 e a denúncia foi feita à Justiça em 2014 — três anos após o lançamento do filme. A outra parte, foi convertida em prestação de serviços à comunidade e restauração da área afetada.
Cena do filme gravada na casa em Paraty. (Foto: Divulgação)
A decisão é do Juiz Federal Ian Legay Vermelho, substituto da Vara Federal de Angra dos Reis. Segundo o magistrado, “ficou reconhecida a irregularidade das edificações tendo em vista que o réu promoveu o desmatamento de vegetação nativa e ergueu construções sem autorização no interior da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu e da Reserva Ecológica da Juatinga, em desacordo com a legislação ambiental”.
Cenário da lua de mel de Edward e Bella
O imóvel foi utilizado na gravação do filme “Amanhecer – Parte 1”, penúltimo filme da saga Crepúsculo. Na história, os personagens principais, Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart), passam a lua de mel na casa.