Quinta-feira, 02 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de agosto de 2024
Segundo o Ministério Público, as doações desviadas seriam entregues a futuros eleitores dos suspeitos
Foto: MP/DivulgaçãoO juiz João Carlos Leal Júnior, da 2ª Vara Judicial de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, prorrogou por mais 90 dias o afastamento cautelar de integrantes da Defesa Civil Municipal investigados por suspeita de desvio de donativos destinados a pessoas atingidas pela enchente na cidade.
O magistrado considerou que a medida é necessária para garantir as investigações criminais em andamento. A decisão foi tomada na quinta-feira (29). De acordo com o Ministério Público, as doações foram desviadas em maio para “fins eleitorais”. Elas seriam entregues a futuros eleitores dos suspeitos.
“Isso porque o eventual retorno dos suspeitos antes da conclusão da investigação poderia comprometer diretamente a colheita de provas e a elucidação dos fatos apurados”, afirmou o juiz.
Ele também negou o pedido de restituição dos telefones celulares dos investigados, mantendo-os vinculados à investigação criminal em curso. Além disso, indeferiu o acesso integral da defesa ao Procedimento Investigatório Criminal devido à existência de diligências em andamento que ainda não foram documentadas, “a fim de não frustrar a investigação que permanece em andamento, buscando esclarecer e elucidar os fatos”.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul