Kamala Harris ainda não foi oficializada candidata democrata para concorrer à Presidência dos Estados Unidos. Entretanto, nas redes sociais ela já é um meme. Na mais recente prova de fama entre a Geração Z, a sensação pop britânica Charli XCX chamou a vice-presidente dos EUA de “brat”, termo que descreve crianças e adolescentes rebeldes e ousadas.
A palavra também é o título do último álbum da artista. E a campanha de Kamala está entrando de cabeça na ideia. Depois que a artista publicou “Kamala é brat”, na noite do domingo (21), a vice-presidente adotou a cor verde limão para a conta “Kamala HQ”, no “X”. O impulso fez com que conta chegasse a quase 1 milhão de seguidores. Charli XCX reforçou algo que já se tornou popular online, com memes virais com vídeos de Kamala dançando ou fazendo piadas com músicas da cantora ao fundo.
O termo “brat”, explicou a artista, descreve “uma menina que é um pouco bagunçada, que gosta de festa e, talvez, diz algumas coisas meio bobas de vez em quando, que se sente como si mesma, mas de vez em quando tem uma crise nervosa…”.
O “verde brat” de Charlie XCX já havia mobilizado famosos e marcas ao redor do mundo no início de junho, quando o álbum da cantora foi lançado. Agora, a postagem de domingo relacionada à vice-presidente virou uma nova tendência nos EUA. É um fenômeno que poderia ajudar Kamala a influenciar eleitores jovens que podem ter papel decisivo na eleição de 5 de novembro.
É um contraste marcado com o rival republicano Donald Trump, de 78 anos, mas também com o presidente Joe Biden, de 81 anos, que abandonou a disputa presidencial e endossou Harris como sua sucessora. A tendência “brat” se une a outros memes virais de Kamala, como o áudio de um discurso em 2023 que foi atacado por críticos, mas que acabou adotado pela Geração Z como uma filosofia de vida.
“Você acha que acabou de cair de um coqueiro?”, pergunta Kamala no discurso, citando o que a sua mãe dizia, antes de rir e ficar rapidamente séria. “Você existe no contexto de tudo o que você viveu e do que veio antes de você.”
A internet adotou o emoji de coco como um símbolo extraoficial de campanha para Kamala. Tiktokers usaram o som do discurso do coqueiro em pelo menos 3 mil vídeos, segundo a plataforma. Eleitores jovens, que tendem a votar em democratas, estavam desengajados da eleição entre Biden e Trump. De acordo com Chris Mowrey, um influenciador democrata com 340 mil seguidores no TikTok, memes de internet podem se traduzir em votos.
“Eleitores jovens votam muito mais com base na personalidade e nas vibrações”, disse. A repercussão do meme também foi tema de assunto na imprensa norte-americana.