Ícone do site Jornal O Sul

Kassio Marques, indicado para o STF: “É possivel sim, a prisão de condenado em segunda instância”

Desembargador federal Kassio Marques, indicado para vaga de ministro do STF. (Foto: Reprodução)

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga que será aberta no STF (Supremo Tribunal Federal) com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, o desembargador Kassio Marques, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, tem merecido críticas de alguns setores que não o consideram tão conservador.

A principal crítica porém, indicando que Marques seria contrário à prisão de condenados em segunda instância, é rebatida por ele próprio, nas declarações que prestou em entrevista ao Conjur. Pela sua declaração, a principal crítica feita ao indicado ao STF, não para em pé.

O que disse Kassio Marques sobre prisão em segunda instância

“É possível? Sim! Não é necessário aguardar o trânsito em julgado para a decretação da prisão. Ao meu sentir, o Supremo autorizou que os tribunais assim procedam, mas não os compeliu a assim proceder. O recolhimento ao cárcere não é um consectário lógico que prescinda de decisão fundamentada e análise das circunstâncias de cada caso”.

“Há a necessidade de a ordem ser, além de expressa, fundamentada. Diante das circunstâncias do caso concreto, os julgadores podem adotar ou não a medida constritiva de liberdade. Podem entender que não seria o caso de recolhimento em um determinado caso, mas não de forma discricionária, e muito menos automática e jamais não revestida da devida fundamentação”.

Kassio Marques é “CAC”

O desembargador Kassio Marques é um “CAC”, como são conhecidos Colecionadores, Atiradores e Caçadores esportivos.

No RS, governo prepara retorno às aulas nesta segunda

No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual da Educação está convocando os servidores e professores do ensino médio e técnico do estado para retorno às atividades presenciais nas escolas a partir desta segunda-feira (5).

A secretaria elaborou um plano de retorno das atividades em regime de plantão, em revezamento e escalonamento, conforme os protocolos sanitários do modelo de distanciamento social controlado.

O Tribunal de Justiça autorizou o reinicio das aulas, mas o Sindicato dos Professores do Estado tem boicotado a iniciativa do governo, recomendando que pais não levem seus filhos às escolas.

Novo diretor do Inpe é gaúcho e formado pela UFSM

O ministro da Ciência e Tecnologia Marco Pontes a anunciou o novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais). Clezio Denardin, é formado pela Universidade Federal de Santa Maria onde cursou o Curso técnico Industrial, e Faculdade de Engenharia Elétrica. A sua nomeação recebeu boa avaliação da comunidade científica. Ele atua no Inpe desde 1997.

Governo federal já pagou R$ 2,3 bilhões em leitos de Covid

Um balanço parcial trazido à coluna pelo Ministério da Saúde indica que, apenas em leitos exclusivos para Covid, foram aplicados nos Estados e municípios brasileiros R$ 2,3 bilhões para habilitação e prorrogação. Foram habilitados 13.972 leitos, sendo 822 no Rio Grande do Sul.

Salvador criou a ideia: 40% de desconto no IPTU para cadeia do turismo

Um exemplo que poderá ser usado em outras cidades brasileiras, para amenizar os impactos da pandemia na cadeia do turismo: a lei que estabelece o desconto de 40% no IPTU de 2021 para estabelecimentos inseridos no Programa Especial de Incentivos Fiscais à Atividade Turística (Proturismo), que foi sancionada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).

O texto foi aprovado na Câmara Municipal da capital baiana, dentro de um pacote, elaborado pelo Executivo, com incentivos fiscais para diversos setores no momento de crise sanitária.

Sair da versão mobile