O nadador brasileiro Kayky Mota caiu nas águas da Arena La Defense, a 11km de Paris, nesta sexta-feira (2), mas não avançou à semifinal dos 100m borboleta masculino dos Jogos Olímpicos 2024.
Kayky realizou a prova classificatória em 52s11 e ficou em último lugar da quarta bateria. Nadando na raia de número 8, ele não conseguiu manter a intensidade na reta final e se afastou dos primeiros colocados.
Entre as cinco baterias, o nadador era o único representante do Brasil. Ele ficou em 22º lugar na classificação geral e, portanto, está eliminado da Olimpíada. Apenas os 16 melhores foram à semifinal, que será disputada ainda nesta sexta, a partir das 16h (de Brasília).
O líder da prova foi o húngaro Kristof Milak, com 50s19. O canadense Josh Liendo foi o segundo, com 50s55, seguido pelo suíço Noe Ponti, que nadou em 50s65.
Em sua primeira participação olímpica, Kayky Mota se despede da Olimpíada de Paris sem medalha. Nesta edição dos Jogos, o Brasil já teve representantes em quatro finais da natação, mas ainda não conseguiu subir ao pódio.
Anteriormente, Guilherme Costa disputou a decisão dos 400m livre masculino e ficou em quinto lugar. Já Mafê Costa foi a sétima colocada na final da mesma prova no feminino, enquanto Beatriz Dizotti também fechou em sétimo nos 1500m livre. A equipe feminina de revezamento nos 4x200m livre também terminou em sétimo lugar.
No revezamento 4x100m medley misto, o Brasil acabou terminando em 16º na classificação geral e está fora da disputa por medalhas. Apenas os oito melhores garantiram vaga na final. O quarteto formado por Guilherme Basseto, Gabrielle Roncatto, Nicolas Albiero e Stephanie Balduccini terminou a prova em 3:57:27, finalizando a bateria na última colocação nas piscinas da Arena La Défense.