Quarta-feira, 09 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 17 de outubro de 2022
De acordo com o governo ucraniano, a Rússia utiliza drones de fabricação iraniana
Foto: ReproduçãoA capital da Ucrânia, Kiev, voltou a ser atacada por “drones kamikazes” na manhã desta segunda-feira (17). Os ataques danificaram residências e provocaram diversos incêndios, segundo autoridades ucranianas.
Pelo menos três civis morreram. “Toda a noite e toda a manhã, o inimigo aterroriza a população civil. Drones e mísseis kamikazes estão atacando toda a Ucrânia”, disse o presidente do país, Volodymyr Zelensky.
De acordo com o governo ucraniano, a Rússia utiliza drones modelo Shahed-136, de fabricação iraniana. O governo do Irã, no entanto, nega ter fornecido o armamento a Moscou. Esses drones acertam os seus alvos por coordenadas de GPS inseridas antes da decolagem.
Os bombardeios desta segunda ocorreram uma semana depois de mísseis russos atingirem Kiev no ataque mais pesado à capital ucraniana desde os primeiros dias da invasão russa, que iniciou em 24 de fevereiro.
Na semana passada, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a ação era um um ato de retaliação após a ponte da Crimeia – península ucraniana anexada pela Rússia em 2014 – ter sido destruída.