Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Laboratório detecta os primeiros casos da nova variante do coronavírus em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

No Reino Unido, nova variante já representa mais de 50% dos novos casos de coronavírus diagnosticados

Foto: Reprodução
As mortes são 1.851.016, sendo que seis países concentram mais da metade dos óbitos. (Foto: Reprodução)

O laboratório de diagnóstico Dasa informou nesta quinta-feira (31) que encontrou dois casos da nova variante do coronavírus em São Paulo. Segundo a empresa, essa é a mesma cepa que surgiu no Reino Unido. A descoberta foi comunicada ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária.

O laboratório afirmou que foram analisadas 400 amostras de saliva, coletadas por testes de RT-PCR. Esse tipo de teste, considerado padrão ouro de diagnóstico, detecta o código genético (RNA, nesse caso) do vírus nas amostras.

A confirmação da cepa foi feita por meio de sequenciamento genético em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A variante, chamada de B.1.1.7, já foi registrada em quase 20 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa.

Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes nem mesmo que seja resistente às vacinas. No Reino Unido, ela já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados de coronavírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Rio Grande do Sul registra 5.548 novos casos de Covid-19 e mais 79 mortes provocadas pela doença
Gás natural tem reajuste no RS após 15 meses
https://www.osul.com.br/laboratorio-detecta-os-primeiros-casos-da-nova-variante-do-coronavirus-em-sao-paulo/ Laboratório detecta os primeiros casos da nova variante do coronavírus em São Paulo 2020-12-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar