Um assaltante foi surpreendido por uma passageira de 17 anos que estava com uma máquina de choque durante um roubo a um ônibus do transporte coletivo em Curitiba, no Paraná. Segundo a Polícia Civil, após receber o choque, o ladrão tentou se passar por vítima e gritou por socorro, mas foi preso em seguida. Ainda conforme a polícia, antes de abordar a adolescente, o ladrão já havia ameaçado os outros passageiros do veículo. O bandido foi detido no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão.
Reação arriscada.
O delegado da Furtos e Roubos de Curitiba, André Gustavo Feltes, declarou que a máquina de choque utilizada pela adolescente não tem restrição de venda, mas argumentou que ao reagir ao assalto, a menor colocou a vida dela a dos outros passageiros em risco. “Se o assaltante estivesse armado, ele poderia ter atirado não somente na vítima, mas em qualquer direção ou qualquer pessoa somente pelo fato de ter tomado um susto com o choque elétrico”, alertou Feltes.
Arma de uso restrito.
“Já a arma de choque, que é aquela que dispara dois ganchos conectados a um fio e que paralisam a pessoa através da corrente elétrica, é restrita apenas ao uso policial e de algumas empresas de segurança. Esse tipo de equipamento só pode ser utilizado com autorização do comando do Exército”, acrescentou o delegado. (AG)