Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2024
Espetáculos de Argentina e Colômbia fazem parte da programação do evento, realizado pela primeira vez no Vale do Taquari, com entrada gratuita.
Foto: Wagner ZacherPela primeira vez em Lajeado, no Vale do Taquari, a nona edição do Sesc Circo começa neste sábado (6), com três dias de oficinas de palhaçaria para a comunidade. A agenda de espetáculos inicia-se, oficialmente, na terça-feira (9), seguindo até o dia 14 com uma programação de mais de 31 sessões. O evento é o maior festival circense do Rio Grande do Sul e traz, na agenda, duas atrações internacionais. Com representantes de Argentina e Colômbia, os artistas estrangeiros se apresentam entre os dias 12 e 14 de abril na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí.
Com mais de 12 anos de carreira como artista circense, o colombiano Daniel Satin apresenta em Lajeado o espetáculo “Amateur”, nos dias 12, às 10h, na Lona Sesc Circo, e 13, às 18h, no Largo da Lona, um espaço aberto com atrativos gastronômicos e de recreação. Durante a apresentação, o Palhaço Santin busca criar uma relação de cumplicidade com o público através da simplicidade de um jogo de diversão mútua, provocando o riso pela imperfeição, otimismo e seu jeito sonhador, fantasioso e delirante.
Já nos dias 13, às 16h, e 14, às 19h30, é a vez do espetáculo argentino Yo-Yo – Subir y Bajar Hasta Encontrarse, com o ator Sebastián Godoy, chegar à Lona Sesc Circo. O artista possui duas décadas no ramo circense e participações em diversos espetáculos teatrais, em diferentes continentes, incluindo no Cirque du Soleil, e em programas de TV. No trabalho, ele representa um personagem excêntrico que, acompanhado de sua mala, tenta impedir que a atenção dos espectadores se perca antes do início de uma apresentação, causando problemas a cada três passos com as suas trapalhadas.
Os ingressos para todas as atrações, incluindo as de fora do Brasil, são totalmente gratuitos e podem ser reservados no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.
Sesc Circo
A nona edição do maior festival de arte circense do RS é realizada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado com a proposta de apresentar diversidade e multiplicidade de linguagens e estéticas circenses à comunidade e aproximá-la da cultura. Após temporadas em Santa Maria e Camaquã, é a primeira vez que o projeto é executado na cidade do Vale do Taquari.
O evento proporciona um encontro entre artistas circenses de diferentes regiões do país e de fora com o público gaúcho. Ao longo de nove dias, entre 6 e 14 de abril, a programação conta com vinte espetáculos, em um total de 31 sessões, além de três oficinas, um cortejo e a “Caravana Cedelinho”.
As atrações acontecem na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí e em ginásios de escolas de diferentes bairros lajeadenses. Todas as apresentações são gratuitas e os ingressos podem ser reservados antecipadamente no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco. O público é convidado a levar 1kg de alimento não perecível, que será doado através do Sesc Mesa Brasil.