Revelação da Eurocopa 2024, o atacante Lamine Yamal, da Espanha, completou 17 anos neste sábado (13), véspera da final do torneio contra a Inglaterra, em Berlim, na Alemanha. Na decisão diante dos ingleses, o jogador do Barcelona, que já se tornou o mais jovem a disputar e a marcar um gol numa edição de Euro, poderá quebrar mais dois recordes na competição.
Caso seja confirmado como titular pelo técnico Luis de la Fuente, Yamal se tornará o atleta mais novo a disputar uma final de Eurocopa, superando o português Renato Sanches, que disputou a decisão de 2016 com 18 anos e 328 dias.
Além disso, o atacante espanhol também poderá se tornar o mais jovem a marcar um gol numa final de Euro. O atual dono desse recorde é Pietro Anastasi, da Itália, que anotou no segundo jogo da decisão de 1968 contra a Iugoslávia e tinha 20 anos e 64 dias de idade.
“Lamine Yamal está, neste momento, começando a carreira. Evidente que o talento ele está mostrando e nos mostrou neste ano é espetacular. Para um garoto de 16 anos, isso não é normal, porque acho que não existe. Espero que ele possa seguir essa linha que está tendo, principalmente neste momento em que estamos e que possa ajudar a Espanha a vencer esta Eurocopa”, elogiou Andrés Iniesta, ídolo do Barcelona e campeão pela Espanha na Copa do Mundo de 2010.
Nesta edição da Eurocopa, Lamine Yamal tem um gol registrado, marcado na semifinal contra a França, quando a Espanha perdia por 1 a 0. Após o jovem empatar o jogo, Dani Olmo marcou o segundo e deu a vitória aos espanhóis, que se classificaram para a final e enfrentam a Inglaterra neste domingo (14), no Olympiastadion.