Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2015
Mantendo a tradição, o Palácio Piratini sediou hoje o lançamento da 38º Expoleite e 11º Fenasul que acontecem entre 27 e 31 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento foi marcado por muito otimismo, tendo por mote a qualidade do leite gaúcho, enfatizada pelo secretário de agricultura do RS, Ernani Polo, assim como também pelo presidente da Gadolando, Marcos Tang, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum e pelo governador do Estado, José Ivo Sartori. Todos aclamaram a iniciativa dos dois eventos, que levam a assinatura do Governo do Estado, sob a coordenação e organização da Gadolando, com apoio de diversas entidades do setor.
Marcos Tang disse que o “momento é desafiador” para a Expoleite, que chega para enaltecer o leite gaúcho, cuja cadeia é relevante no cenário econômico estadual. Segundo ele, o RS consome apenas 40% do leite produzido em solo gaúcho e o restante é exportado e isto deverá ser consolidado, ampliando a imagem do produto mundo afora. Por isso mesmo, a Expoleite também abre espaço para debater esta questão da qualidade aliada ao cenário de consumo externo.
O governador foi saudado ao abordar “o momento de superioridade da cadeia do leite”, que contribui para consolidar o agronegócio, servindo de exemplo para as demais cadeias produtivas. Parafraseando Santo Agostinho, o governador finalizou dizendo que “não basta fazer coisas boas, é preciso fazê-las bem” e isso os produtores, indústria e comércio mostram que sabem fazer e andar no rumo certo quando se trata do leite produzido no RS.