A Expointer da superação. Assim foi definida esta edição pelo governador José Ivo Sartori e por demais autoridades e lideranças que representam o agronegócio no RS, durante solenidade de lançamento do evento, na manhã desta sexta-feira (05), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, foi o primeiro a fazer menção à superação, enfatizando que “o momento é muito desafiador e a Expointer é uma oportunidade para o agronegócio gaúcho e brasileiro mostrar seu potencial”. Ele reiterou a importância das parcerias firmadas com o Sistema Farsul, Simers, Ocergs, Fetag e Febrac, entidades que contribuem anualmente na organização da Expointer, além da gestão administrativa do subsecretário do PEEAB, Sérgio Bandoca Foscarini da Silva, igualmente reconhecida por todos, principalmente pelas melhorias que vem impondo ao Parque desde o ano passado.
Tarcisio Minetto, secretário do Desenvolvimento Rural Pesca e Cooperativismo, da mesma forma enfatizou que a Expointer “é um espaço de oportunidades”, tanto no que diz respeito à integração quanto à exposição de novas tecnologias, somada à responsabilidade de sua pasta com a agricultura familiar e com o cooperativismo. Aliás, uma questão também defendida e pontuada pelo presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius: “a Expointer está cada vez mais global”, citando ainda a participação das cooperativas no desenvolvimento do Estado e na riqueza do campo.
O presidente do Simers (Sindicato das Máquinas e Implementos Agrícolas do RS), Cláudio Bier também enfatizou que “o agro é o único setor neste País a capitalizar”. Na sequência, falou o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira. Representando o presidente da entidade, Carlos Sperotto, ele mencionou de forma enfática a coragem do governador no enfrentamento da crise que passa o Estado. “Isto também é superação”, disse ele.
Em nome do presidente da Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) Carlos Joel da Silva, participou do evento o vice-presidente da entidade, Nestor Bonfati que defendeu a importância da agricultura familiar no contexto da Expointer “um setor que consegue andar com suas próprias pernas”, nesta edição 2016 representado por 220 estandes de produtores rurais. Eduardo Finco, presidente da Febrac (Federação Brasileira de Criadores de Animais de Raça) apontou a relevância da genética e da qualidade dos animais que participam da Expointer, o que reflete em negócios. “Aqui os negócios acontecem”. A última manifestação coube ao governador José Ivo Sartori, encerrando a solenidade de lançamento do evento, manifestando seu “encantamento com a representatividade das organizações comprometidas com o nosso Rio Grande. Isto aqui é um símbolo e uma grande arrancada para a Expointer. O Parque também não estaria como está se não fossem as parcerias firmadas. Posso dizer que a Expointer é a melhor expressão do campo que trabalha, que produz e que dá certo”.