Sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de julho de 2017
É nesta sexta-feira, 07 de julho, o lançamento do 8º Festival Internacional Sesc de Música. O evento ocorre às 19h, na Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Cel. Pedro Osório, 103), e é voltado a convidados. O Festival será entre 15 e 26 de janeiro de 2018. A partir do próximo dia 07, também estarão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pelo festival. Nesta edição, além das aulas tradicionais de Música de Concerto, Música de Câmara e Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica, será realizada a Oficina de Choro, abrangendo seis instrumentos. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 06 de agosto, em www.sesc-rs.com.br/festival.
O corpo docente convidado a participar do festival é composto por profissionais de reconhecidas academias e conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia. Esta edição do evento é caracterizada, também, por homenagear dois grandes nomes da música mundial e de tradicional patrimônio cultural de Pelotas. Por meio de elementos representativos em sua programação, a oitava edição do Festival presta homenagem ao Conservatório de Música de Pelotas, da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas). Em 2018, o Conservatório completa 100 anos de atividades, um marco histórico para uma instituição voltada ao ensino da música. O mesmo ano também marca o centenário de nascimento de Leonard Bernstein e o centenário da morte de Claude Debussy, dois dos mais importantes nomes da história da música de concerto.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música – Promovido há oito anos pelo Sistema Fecomércio/Sesc-RS, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sócio Cultural. No plano pedagógico o Festival oferece cursos de instrumentos e canto lírico, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da Música. No sócio cultural serão realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas – RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, Ospa e Expresso Embaixador.