A companhia aérea Latam acaba definiu uma malha aérea emergencial que adiciona 46 voos extras semanais entre São Paulo (SP) e os aeroportos de Jaguaruna (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, a partir desta sexta-feira (10). A medida foi tomada para manter Porto Alegre e sua Região Metropolitana conectada com o restante do Brasil e atendida em suas necessidades de transporte de pessoas e cargas. As operações no aeroporto da capital gaúcha estão suspensas até 30 de maio em virtude dos impactos das fortes chuvas.
No período, a operação Guarulhos- Florianópolis – Guarulhos será temporariamente ampliada de 10 para 14 voos diários, Guarulhos – Jaguaruna – Guarulhos passará de 2 para 4 voos diários, enquanto a operação na Serra Gaúcha receberá mais 4 voos semanais na rota Guarulhos -Caxias do Sul – Guarulhos, somadas às 10 já existentes na rota Congonhas – Caxias do Sul – Congonhas. Adicionalmente, a Latam aguarda da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a suspensão da medida cautelar que limita o número de voos no aeroporto de Caxias do Sul, o que permitirá adicionar outros 10 voos extras semanais na localidade.
Todas as rotas com incrementos emergenciais da Latam na Região Sul do Brasil são operadas com aeronaves A321 (capacidade para até 216 passageiros) e A320 (capacidade para até 174 passageiros).
“A Latam reforça que está comprometida em oferecer e operar uma malha aérea emergencial para apoiar o acesso de pessoas e recursos à região, e também avalia a necessidade de novas medidas com meios próprios ou de parceiros para manter o Rio Grande do Sul conectado a todo o Brasil”, informou a empresa.
Impactos
Em outra frente, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou nessa quarta-feira (8) que está trabalhando em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e autoridades aeroportuárias na estruturação de uma nova malha aérea no Rio Grande do Sul que possa mitigar os xdo fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
As companhias aéreas estão aumentando as frequências de voos para outras cidades do Rio Grande do Sul e também com destino a Santa Catarina para ampliar o atendimento aos passageiros afetados. Atualmente, as associadas Abear possuem operações em Santa Maria, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas, no Rio Grande do Sul, além de Chapecó, Jaguaruna e Florianópolis, em Santa Catarina.
A Abear ressaltou que as regras de remarcação e reembolso para voos com origem e/ou destino para Porto Alegre foram flexibilizadas. Os passageiros devem entrar em contato com as companhias aéreas para obter orientações para reemissão dos bilhetes, sem custo.
As associadas Abear também estão colaborando com os esforços de ajuda humanitária coordenados pela Força Aérea Brasileira, transportando profissionais e doações para a população atingida pelas enchentes.