Ícone do site Jornal O Sul

Lesionado desde 2023, Neymar não deve entrar em campo neste ano

O atacante se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. (Foto: Reprodução)

Lesionado desde 2023, Neymar não deve entrar em campo neste ano. O atacante se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o afasta dos gramados desde outubro do ano passado, tanto pelo Al-Hilal quanto pela Seleção Brasileira. O português Jorge Jesus, treinador do clube saudita, afirmou que o atacante será reavaliado em janeiro sobre a possibilidade de retornar aos gramados. Até lá, a tendência é que continue com sua recuperação na Arábia Saudita.

“O Neymar é um jogador importante para o Al-Hilal e para a liga saudita. Não posso, no entanto, especificar uma data de quando ele irá voltar, mas vamos avaliar a situação em janeiro”, afirmou Jorge Jesus após vitória do Al-Hilal sobre o Al-Bukayriyah, pelo Campeonato Saudita. Desde que chegou ao país do Oriente Médio, Neymar só pôde disputar cinco jogos antes de se lesionar em partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Neymar não está inscrito no Campeonato Saudita. Segundo o regulamento da competição, cada clube pode ter oito jogadores estrangeiros acima dos 21 anos no elenco principal. Yacine Bounou, João Cancelo, Kalidou Koulibaly, Ruben Neves, Sergej MilinkovicSavic, Malcom, Aleksandar Mitrovic e Renan Lodi compõem a equipe de estrangeiros de Jorge Jesus, sem a presença de Neymar.

Ainda há o brasileiro Marcos Leonardo, que por ter 21 anos não entra na mesma cota de estrangeiros que o camisa 10. Neymar só pode ser inscrito a partir de janeiro, quando a liga permitirá alterações no elenco e, portanto, a entrada do brasileiro na competição.

Vale ressaltar, no entanto, que Neymar ainda poderia atuar neste ano, mesmo sem estar inscrito no Campeonato Saudita. Isto porque na Liga dos Campeões da Ásia não há um limite de estrangeiros para cada clube.

Assim como Jorge Jesus, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mantém precaução sobre um possível retorno de Neymar aos gramados. A ideia é preservar o atacante até que ele tenha totais condições de entrar em campo novamente. Antes das próximas convocações, a entidade irá viajar à Arábia Saudita para entender a condição em que o atacante se encontra.

O Brasil ainda disputará mais quatro partidas em 2024: em outubro, contra Chile e Peru, e em novembro, contra Venezuela e Uruguai. Caso a CBF, que acompanha de perto a recuperação de Neymar, entenda que ele ainda não tem condições para atuar pela Seleção Brasileira, a próxima Data Fifa será em março de 2025, contra Colômbia e Argentina. Dessa forma, ele completaria um ano inteiro sem defender a equipe de Dorival Júnior.

Problemas

Quando foi contratado, Neymar, Jorge Jesus e CBF tiveram um breve conflito. Em setembro de 2023, quando chegou à Arábia Saudita, o atacante também se recuperava de uma lesão, mas foi convocado por Fernando Diniz, antes mesmo de estrear no AlHilal. À época, o treinador do clube saudita criticou a CBF, por permitir que o camisa 10 fosse convocado.

“Não sei por que está na convocação da seleção brasileira um jogador que está lesionado. Não vai jogar, porque não tem condições de jogar. Nem treinar, quanto mais de jogar”, afirmou o treinador português à época. Neymar, no entanto, jogou contra a Bolívia – goleada por 5 a 1 – e contra o Peru – vitória por 1 a 0 – e contrariou a opinião de Jesus. Naquela Data Fifa, o atacante também superou Pelé e se tornou o maior artilheiro da história do Brasil.

À época a equipe médica da Seleção Brasileira negou que o atacante estivesse sem condições de jogo.

Sair da versão mobile