Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de dezembro de 2017
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Autor da proposta da realização de audiências públicas para esclarecer a polêmica surgida na recente licitação para o serviço de transporte do lixo de Pelotas até o aterro sanitário, o vereador Ivan Duarte (PT), após o depoimento do sócio-proprietário da Onze Engenharia, Gerson Bitelo, disse ontem à coluna, que “convidamos primeiramente a empresa Onze Construtora, porque ela denunciou a sua desabilitação na licitação do serviço de transbordo e transporte do lixo. Eles alegam que a sua inabilitação foi irregular, e que o preço que eles deram para o lixo de Pelotas, que chega a ser R$ 200 mil mais barato por mês, para o erário. Por esta razão, chamamos eles aqui. Eles confirmaram estas informações e o caso está agora com o Judiciário. Vamos agora convidar as outras empresas, inclusive a nossa autarquia municipal, que é o Serviço de Saneamento, o Sanep”.
Documentos falhos na licitação do lixo de Pelotas
O dirigente da Onze Engenharia apresentou ontem um dado curioso, retirado dos autos da licitação: a única empresa mantida pelo Sanep, a Meioeste, teria apresentado uma certidão inválida expedida pelo Crea. A falha passou batido pela comissão de licitação. O caso está com o Judiciário.
Quanto Santa Maria paga pelo lixo
Na audiência pública para discutir a licitação do lixo em Pelotas, surgiu o valor que Santa Maria paga para levar o lixo do município para o aterro sanitário de Minas do Leão: R$ 181,00 a tonelada.
Com Temer, indústria recupera maior crescimento desde 2009
Os dados são o IBGE: a produção industrial brasileira fechou o mês de outubro deste ano com crescimento de 5,3% em relação a outubro do ano passado. Com isso, registrou a sexta taxa consecutiva de crescimento nesta base de comparação. Com esse índice, o País recuperou o nível que não conseguia desde 2009.
Futuro de Lula: prisão ou ficha suja
Os advogados do ex-presidente Lula decidiram questionar o Tribunal Regional Federal sobre a pressa com que foi concluído o voto do relator do seu recurso contra a condenação em primeira instância no caso do triplex. Nesse processo, o juiz Sérgio Moro o condenou a nove anos e seis meses de prisão.
As medidas protelatórias levam em conta que o futuro não é nada promissor para o réu: caso a sua condenação seja mantida pelo TRF, o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, o que o impediria de participar das disputa presidencial de 2018. Além disso, se a decisão dos desembargadores for unânime, Lula pode até ser preso, já que em casos de outros réus da Lava-Jato, o tribunal já determinou a execução da sentença.
Ontem pela manhã, o TRF-4 negou novamente pedido movido pela defesa Lula para suspeição contra o juiz Sérgio Moro.
Difícil a negociação com o Tesouro Nacional
Terminou sem acordo ontem em Brasília a segunda reunião da câmara de conciliação que examina as exigências para o ingresso do Estado no Regime de Recuperação Fiscal. Agora, cada parte terá cinco dias pra apresentar alegações finais. A decisão sobre o impasse surgido com os números da despesa do Estado com pessoal ficará com a Advocacia-Geral da União.
Aeroporto de Passo Fundo
Será nesta quinta-feira, no Palácio Piratini, a assinatura do contrato para ampliação do aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo. Virão os ministros Mauricio Quintela, dos Transportes, e Eliseu Padilha, da Casa Civil.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.