Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 22 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Recusa possível
Cotado para assumir o Ministério das Comunicações, o deputado Pedro Lucas Fernandes (União-MA) pode recusar o convite do presidente Lula. O parlamentar sinalizou a aliados que pretende continuar como líder de seu partido na Câmara dos Deputados, evitando a necessidade de um novo processo de votação interna para a sucessão no cargo do Legislativo.
Recusa possível II
Ainda que confirmada pela ministra Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, a indicação de Pedro Lucas para a Esplanada divide opiniões entre integrantes do União Brasil. Parte dos membros da legenda avalia que a saída dele da liderança da bancada na Câmara poderia gerar tumulto para a escolha de um sucessor, contribuindo para um possível racha dentro da sigla.
Presença confirmada
O Palácio do Planalto confirmou que o presidente Lula viajará a Roma, acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, para o funeral do papa Francisco. O chefe do Executivo brasileiro possuía uma boa relação com o líder religioso, com quem se encontrou três vezes ao longo do período de papado do pontífice argentino.
Argentino brasileiro
Em decorrência da morte do líder máximo da igreja católica nesta segunda-feira, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Nas redes sociais, o chefe do Planalto afirmou que o papa Francisco foi o “mais brasileiro dos argentinos”, além de destacar a preocupação do pontífice com a crise climática e o avanço das guerras pelo mundo.
Visita chilena
Retomando compromissos após o feriado, Lula recebe nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, o presidente do Chile, Gabriel Boric, para uma visita de Estado. Os líderes sul-americanos, que também terão um almoço junto ao Ministério das Relações Exteriores, debaterão questões relacionadas à integração entre os países do continente, além de questões bilaterais de comércio e de investimentos.
Semana decisiva
Após ganhar fôlego em decorrência do recesso informal gerado pelo feriadão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pode decidir nesta semana o futuro do projeto de anistia para envolvidos no 8 de Janeiro. Ainda que siga defendendo que a decisão seja tomada em conjunto com os demais Poderes, o deputado deverá escolher entre submeter a matéria à análise em comissão especial ou encaminhá-la diretamente para votação em plenário.
Foco no necessário
Cumprindo agendas em Minas Gerais nesta segunda-feira, Hugo Motta (Republicanos-PB) pediu que o Congresso foque em questões que a população espera respostas. Citando demandas nas áreas da saúde, educação e segurança pública, o chefe da Câmara sugeriu que o Parlamento deve gastar energia “com aquilo que realmente vem a representar ao país avanços em muitos problemas”.
Teste negativo
Diagnosticado com Covid-19 na última semana, o ex-presidente José Sarney testou negativo para a doença nesta segunda-feira, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital de Brasília. O ex-mandatário, de 94 anos, segue sendo acompanhado por uma equipe médica, ainda que liberado para retomar as atividades cotidianas.
Incremento tarifário
A tarifa de importação de painéis solares pode passar por um novo reajuste, que vem sendo avaliado pelo governo federal. A tributação sobre os equipamentos do exterior, que já subirá de 9,6% para 25% em julho deste ano, pode ser ainda mais incrementada pela União, de modo a incentivar a produção de equipamentos no território brasileiro e fortalecer a indústria nacional.
Pautas da CCJ
A CCJ do Senado vota nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição que sugere o fim da reeleição para cargos do Executivo. Também está na pauta do colegiado o projeto de lei que concede prioridade automática à tramitação de processos na Justiça que envolvam mulheres vítimas de violência física.
Ponte comunicacional
Recém-empossado como secretário de Comunicação da Câmara, o deputado Marx Beltrão (PP-AL) promete fazer da comunicação da Casa uma ponte sólida entre a população e o Legislativo federal. O parlamentar espera aprofundar a transparência da atuação legislativa, traduzindo o impacto das decisões do Parlamento na vida das pessoas, além de modernizar os canais da Casa.
Agilização de benefícios
Passou a valer na última semana a Medida Provisória que institui um programa para agilizar a análise e revisão de benefícios previdenciários e assistenciais pelo INSS e o Departamento de Perícia Médica Federal. O chamado “Programa de Gerenciamento de Benefícios” deve conceder atenção prioritária para processos cujo prazo de análise tenha superado 45 dias ou estejam com prazo judicial expirado, assim como às avaliações sociais à concessão do BPC e aos serviços médico-periciais.
Agendas no Vale
Em roteiro pelo Vale do Taquari, o governador Eduardo Leite acompanha nesta terça-feira a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, na inauguração dos novos Centro de Cardiologia e Centro Obstétrico do Hospital Bruno Born, em Lajeado. As obras de construção dos espaços e aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento das unidades foram viabilizadas pelo investimento de R$6,6 milhões do governo do Estado.
Agendas no Vale II
Depois de Lajeado, Eduardo Leite se dirige para Cruzeiro do Sul, onde iniciará a série de atos do governo estadual nos municípios atingidos pelas enchentes de 2024. O governador deve realizar uma visita ao antigo Passo de Estrela e ao bairro Cascata, severamente impactados pela catástrofe, além de detalhar e anunciar ações de reconstrução.
Sinalização visível
A Secretaria de Serviços Urbanos de Porto Alegre inicia hoje (22) o atendimento de 158 protocolos para a realização de podas de vegetais próximos a semáforos e placas de sinalização em vias da cidade. O mutirão atende a chamados encaminhados pela central de monitoramento da EPTC, visando garantir a boa visibilidade das sinalizações.
* Instagram: @obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.