Domingo, 23 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de maio de 2015
A comitiva do governo do Rio Grande do Sul que embarcou para a Europa com o objetivo de atrair novos investimentos e parcerias para o estado chegou na tarde desta segunda-feira (25) a Nuremberg, na Alemanha. Na chegada, o governador José Ivo Sartori foi recebido por um dos diretores do Medical Valley, Tobias Zobel, com quem deve assinar um protocolo de intenções nesta terça (26).
O Medical Valley é um cluster alemão que reúne indústrias e centros de pesquisas voltados à engenharia e tecnologia na medicina. Zoebel é diretor do Instituto Central de Engenharia Biomédica (ZiMT), que planeja montar outros núcleos fora da Alemanha. A expectativa é que os primeiros contratos operacionais sejam fechados até agosto e a instalação das primeiras empresas no Rio Grande do Sul comece em 2016 ou 2017.
O Medical Valley é um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica. Conta com mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde.
O roteiro da viagem será dividido entre Alemanha e França. A missão internacional conta com a presença do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e o secretário da Fazenda da capital, Jorge Tonetto.
Na quarta (27), a comitiva segue para a França, onde visita as instalações da subsidiária da Airbus em Paris. No início do mês, o prefeito anunciou o investimento de R$ 150 milhões na região do 4° Distrito de Porto Alegre, em uma unidade da empresa, que fabrica equipamentos destinados à área de Segurança Pública. Participam da comitiva o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, a presidente do Badesul, Susana Kakuta, e o deputado Gabriel Souza, representando a Assembleia Legislativa.
No mesmo dia, haverá divulgação da 38ª Expointer, na Embaixada do Brasil em Paris. Considerada uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expointer está programada para ocorrer entre os dias 29 de agosto e 6 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana. A agenda na Europa termina na quinta-feira (28), quando a comitiva retorna ao Brasil. (AG)