Domingo, 06 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2025
A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) anunciou que, a partir de quarta-feira (9), oito linhas de lotação sofrerão alterações no Terminal Centro de Porto Alegre. A mudança é necessária devido ao avanço das obras do projeto de revitalização do Quadrilátero Central, uma iniciativa que visa modernizar e aprimorar a infraestrutura da região central da cidade.
O objetivo principal dessas modificações é melhorar o atendimento aos usuários, uma vez que os novos pontos de lotação estarão localizados em uma área de maior visibilidade, facilitando o acesso para quem circula pelo Centro Histórico da capital.
Com a requalificação da infraestrutura da região, que inclui nova pavimentação com blocos de concreto nivelados ao passeio público, os pedestres terão mais segurança ao transitar pelo local. A melhoria também visa otimizar a circulação dos veículos, garantindo maior fluidez no trânsito.
As linhas de lotação afetadas pela alteração começarão a operar a partir da avenida Borges de Medeiros, entre a rua dos Andradas e a avenida Senador Salgado Filho, um local de maior centralidade e com mais visibilidade para os passageiros.
— As linhas que sofrerão as modificações são as seguintes:
* 30.2 – Partenon – Pinheiro
* 20.2 – Otto Teresópolis – Campo Novo
* 02.1 – Menino Deus
* 02.11 – Menino Deus via José do Patrocínio
* 20.4 – Jardim Vila Nova
* 10.6 – Restinga
* 10.61 – Restinga Nova
* 10.63 – Restinga – Glória
O sistema de lotação é uma alternativa ao transporte urbano tradicional, oferecendo maior agilidade, rapidez e conforto para os passageiros. Com tarifa de R$ 8, as lotações operam com bilhetagem eletrônica por meio do Cartão TRI (Passe Antecipado) e aceitam também pagamentos via Pix, cartões de crédito e débito, além de dinheiro.