A linha de ônibus “6135 – Elizabeth/Sarandi”, que atende a Zona Norte de Porto Alegre, será desmembrada a partir desta segunda-feira (4), com a retomada dos itinerários “613 – Elisabeth” e “615 – Sarandi” (exceto aos sábados, domingos e feriados). Conforme a prefeitura, serão quase 90 viagens diárias em cada uma – total de 175, um acréscimo de 47 em relação à logística atual.
“Durante a pandemia de coronavírus, houve redução no número de passageiros e então unificamos algumas linhas”, destaca o titular da Secretario Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), Adão de Castro Júnior. “O retorno dos dois itinerários se dá em razão da retomada gradativa na demanda, conforme previsto peloo programa ‘Mais Transporte’.”
Outra alteração
Já a linha “B-09 – Aeroporto / Indústrias / Iguatemi” será alterada. A partir do terminal Urbano Aeroporto-Trensurb, o ônibus prosseguirá pela avenida Severo Dullius, fazendo o caminho pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho até a avenida das Indústrias e rua Lenea Gaelzer. Em seguida, retorna à Severo Dullius e ingressa na nova rota, fazendo o retorno na rótula e voltando para a Dona Alzira, no trajeto antigo.
Para retornar ao terminal do aeroporto, a B-09 continuará até a rua Ouro Preto, percorrendo um trajeto diferente pela avenida Assis Chateaubriand e ruas José Maurício, Doutor Alberto Albertini, Beberibe, Joaquim Silveira e Sérgio Dieterich. Também passará pela Severo Dullius para chegar ao destino.
“A mudança não afeta o atendimento daqueles usuários que usam essa linha, tendo em vista que o ônibus não tinha local de embarque e desembarque nos pontos que deixou de passar”, ressalta o secretário. A principal mudança é a entrega de uma rota mais rápida para os que utilizam hoje a linha com destino ao aeroporto.”
Linhas sem cobrador
Foi publicada na edição dessa sexta-feira (1º) do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) uma resolução que autoriza a operação da linha B-02 sem cobrador a partir de segunda-feira, em dias úteis.
Com isso, a retirada desse tipo de encarregado totaliza 51% do quadro de cobradores. A prefeitura recomenda que o cartão TEI seja providenciado por quem ainda não retirou o dispositivos.
O procedimento é gratuito e proporciona agilidade no embarque, além da praticidade e maior segurança aos usuários do transporte público, por não precisarem pagara a passagem em dinheiro.
(Marcello Campos)