Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de outubro de 2018
A tecnologia alterou muitos processos no cotidiano. Um deles é a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O Linkedin é considerado uma das principais ferramentas utilizadas pelas empresas na busca por candidatos. Se utilizado da melhor forma, a rede social com 500 milhões de usuários pode ser uma aliada tanto para empregadores quanto para futuros funcionários. Segundo a coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, Aline Pereira, “o Linkedin hoje é o mais relevante meio para quem procura um network e isso consequentemente é a forma que empresas vão encontrar as pessoas”.
Além da busca por vagas de emprego, o Linkedin também tornou-se uma forma efetiva de aumentar a rede de contatos profissionais e ficar por dentro de assuntos relevantes do segmento. Por isso, publicar conteúdos relacionados a profissão que estão em alta ajuda bastante. “É possível usar o google trends para captar alguns assuntos – isso vai gerar fluxo para os perfis. Também permite compartilhar conteúdos de pessoas referência na rede, mas é bom lembrar sempre de colocar comentário na publicação de forma construtiva”, instruí a professora.
A docente destaca que, antes de ser um usuário relevante na rede social, é preciso participar de eventos, estudar muito, criar um bom network, gerar conteúdos relevantes, participar de comunidades de temas da sua carreira. “Com esse leque de insumos, é possível ganhar relevância, mostrando valor profissional, mas é importante pensar sempre antes qual o propósito em ser relevante no Linkedin”, ressalta Aline.
Outra forma de divulgar o perfil está relacionada a estratégia de veiculação de imagens. “Se estiver participando de eventos, publique fotos e vincule o nome das pessoas que estavam com você”, explica Aline.
A postura que deve ser adotada na rede social também conta. “O Linkedin é uma rede de contatos profissionais, ou seja, todo conteúdo deve ser publicado com muito cuidado. Evite exposição demais, nunca coloque assuntos referentes a religião, futebol, gostos pessoais ou um posicionamento que possam conflitar com os objetivos da rede”, recomenda.
A docente do Senac EAD separou algumas dicas para utilizar o Linkedin da melhor forma possível e aproveitar todas as vantagens que ele oferece. Confira:
– Conecte-se as pessoas que são referência na sua área de atuação
– Compartilhe conteúdos relevantes
– Produza conteúdos
– Participe de eventos ou comunidades da sua área profissional
– Faça palestras com conteúdos relevantes para o mercado
– Descreva seus dados da forma mais clara possível
– Se possível, deixe seu conteúdo todo em inglês
– Use imagens profissionais no seu perfil
– Escreva depoimentos para as pessoas.
Mais informações acesse https://www.ead.senac.br/cursos-tecnicos/.