Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de março de 2024
O LinkedIn, da Microsoft, informou nessa quarta-feira (6) que voltou a funcionar após uma breve interrupção de uma hora que afetou milhares de usuários. Em determinado momento do dia, havia mais de 48.000 relatos de interrupções relacionadas à rede social, de acordo com o site de rastreamento de interrupções Downdetector.com.
O LinkedIn havia informado mais cedo nessa quarta-feira que alguns usuários poderiam estar enfrentando problemas e que estava investigando o ocorrido. “Trabalhamos ativamente nisso e ofereceremos atualizações assim que as tivermos. Obrigado pela sua paciência”, disse o LinkedIn.
A última vez que a plataforma profissional registrou instabilidade foi em junho de 2022, quando o app ficou indisponível para os usuários.
Dados do Google Trends, plataforma que monitora as pesquisas no buscador, também indicaram aumento repentino nas consultas por “LinkedIn fora do ar”, “problemas LinkedIn”, “LinkedIn down”, “LinkedIn status” e “LinkedIn is down” na última hora.
O Facebook e o Instagram, de propriedade da Meta, sofreram na véspera uma interrupção de mais de duas horas, causada por um problema técnico que afetou centenas de milhares de usuários em todo o mundo.
Redes sociais
Diversos usuários de redes sociais da Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, reclamaram e compartilharam problemas por instabilidade na terça-feira (5). Os relatos se concentraram no X (antigo Twitter) em virtude do “apagão” nas outras plataformas.
No Instagram, o que chamou a atenção dos usuários foram as imagens com problemas frequentes de carregamento. Às 12h31, cerca de 33 mil reclamações foram monitoradas pelo site Downdetector quanto ao Instagram. Alguns perfis apresentavam variações, outros já não conseguiam exibir conteúdos.
Já no Facebook, os relatos de instabilidade chegam a cerca de 28 mil ocorrências documentados pela mesma plataforma. O pico das ocorrências parece ter se concentrado às 12h30.
A situação gerou memes no X com o acúmulo de pessoas que procuram confirmação para saber se o problema foi na internet ou se o aplicativo realmente caiu.
“Todo mundo vindo pro twitter pra saber se o instagram caiu”, escreveu um usuário.
“Facebook e Instagram caíram ao mesmo tempo e eu achando que era minha internet ou estava sendo hackeada”, publicou outra usuária.
A Meta informou que corrigiu a falha que deixou o Instagram e o Facebook fora do ar nessa terça-feira. Uma pane global fez as redes sociais apresentarem instabilidade por volta das 12h30 (horário de Brasília).
Por volta das 15h, o Instagram e o Facebook afirmaram em seus perfis no X (antigo Twitter) que o problema tinha sido resolvido e que suas plataformas estavam funcionando novamente.
Outros países também relataram problemas. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Facebook teve mais de 580 mil reclamações, enquanto o Instagram, mais de 90 mil. Já no Reino Unido, foram mais de 150 mil reclamações no Instagram, e mais de 25 mil no Facebook.
O diretor de comunicações da Meta, controladora do Facebook e do Instagram, Andy Stone, publicou no X, antigo Twitter, que a instabilidade foi causada por um problema técnico. Ele não detalhou, porém, qual foi a falha.
“Hoje cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem dificuldade em acessar alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os afetados e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse. As informações são da agência de notícias Reuters, do jornal O Globo e do portal de notícias G1.