Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lista de países que reconhecem o Estado palestino chega a 147

Compartilhe esta notícia:

147 dos 193 países membros da ONU reconhecem a Palestina como Estado. (Foto: Reprodução)

O Ministério das Relações Exteriores da Armênia anunciou na última sexta-feira (21) o reconhecimento da Palestina como Estado, com o objetivo de avançar para a paz no Oriente Médio, e insistindo na “situação crítica em Gaza”. Com o anúncio, a Armênia une-se à Eslovênia, que reconheceu o Estado palestino no início do mês, Espanha, Irlanda e Noruega.

“Reafirmando sua lealdade ao direito internacional e aos princípios de igualdade, soberania e coexistência pacífica dos povos, a República da Armênia reconhece o Estado da Palestina”, afirma um comunicado divulgado pelo ministério.

O governo de Erevan “deseja sinceramente uma paz duradoura” na região, acrescenta a nota, que insiste na “instauração imediata de uma trégua” na guerra na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas, que já dura pouco mais de oito meses.

Hussein al-Sheikh, secretário-geral do comitê executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), elogiou a decisão da Armênia. “É uma vitória para o direito, a justiça, a legitimidade e a luta do nosso povo palestino para a libertação e a independência”, escreveu na rede social X (antigo Twitter).

O Ministério das Relações Exteriores de Israel reagiu e anunciou que convocou o embaixador da Armênia para expressar uma “repreensão severa”, medida similar àquela tomada no final de maio com os embaixadores da Espanha, Irlanda e Noruega, que também reconheceram de forma oficial a Palestina segundo o mesmo motivo.

Segundo uma lista divulgada pela Autoridade Nacional Palestina (ANP) e os anúncios mais recentes feitos por alguns governos, 147 dos 193 países membros da ONU reconhecem a Palestina como Estado.

Faixa de Gaza

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, território palestino governado pelo movimento islamista Hamas, anunciou nesse sábado (22) que 37.396 pessoas morreram desde o início da guerra com Israel em 7 de outubro.

Ao menos 120 pessoas morreram nas últimas 48 horas, segundo o comunicado do ministério, que também afirma que 85.911 ficaram feridas em mais de oito meses de conflito.

Na sexta, pelo menos 22 pessoas morreram e 45 ficaram feridas por um bombardeio que danificou o escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Faixa de Gaza, uma instalação rodeada por centenas de desalojados.

Este novo episódio de violência acontece enquanto o Exército israelense intensifica seus ataques contra o território palestino, onde horas antes morreram pelo menos 30 pessoas, segundo fontes médicas, e troca agressões na fronteira com o Hezbollah libanês, movimento islamista financiado pelo Irã.

Segundo o CICV, o bombardeio “provocou uma afluência massiva de vítimas ao hospital próximo de campanha da Cruz Vermelha”, que “recebeu 22 mortos e 45 feridos”, escreveu a entidade humanitária na rede social X.

Um porta-voz do Exército israelense disse à reportagem que “uma investigação inicial sugere que não há indícios de que o IDF (Exército israelense) tenha realizado um ataque na zona humanitária de Al-Mawasi”. “O incidente está sendo investigado”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Nicolás Maduro acusa seu principal rival nas eleições de planejar golpe de Estado na Venezuela
Nova lei no Estado americano da Louisiana exige que todas as salas de aula tenham cartazes com os Dez Mandamentos
https://www.osul.com.br/lista-de-paises-que-reconhecem-o-estado-palestino-chega-a-147/ Lista de países que reconhecem o Estado palestino chega a 147 2024-06-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar