Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de fevereiro de 2025
O evento reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para discutir o desenvolvimento do municipalismo gaúcho
Foto: Reprodução/ Redes SociaisMais de mil pessoas circulam pelo litoral gaúcho para a Assembleia de Verão 2025, tradicional evento da Famurs que reúne prefeitos, vices, secretários, técnicos e servidores para discutir o desenvolvimento do municipalismo gaúcho. A abertura oficial do encontro aconteceu nessa quinta (20), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá.
A edição deste ano tem como tema “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, com intuito de reforçar que o Rio Grande do Sul tem força para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do Estado. O evento reuniu gestores municipais de todo o Estado, governos do Estado e Federal, autoridades e parceiros, para tratar de temas que impulsionam os municípios e as regionais.
Programação
A manhã dessa quinta foi reservada para a abertura oficial da Assembleia de Verão. Às 8h ocorreu o início da Feira dos Expositores, espaço que conta com a presença de mais de 40 empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços voltados ao setor público.
Às 9h, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, apresentou o primeiro painel para abordar o andamento de pautas do movimento municipalista. Na sequência, aconteceu o ato de abertura.
Após o intervalo de almoço, a programação retornou com o painel sobre regularização fundiária e apresentação do Projeto Terra. Após, representantes da Caixa irão falar sobre habitação, o programa Minha Casa, Minha Vida e financiamentos para as prefeituras. Às 15h, o painel abordou as oportunidades em transformações enérgicas e às 15h20, o tema foi o novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Durante a tarde, aconteceu um encontro com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), trazendo pontos do que não fazer nas administrações municipais, e com a Defesa Civil federal e estadual, para discutir resiliência e exemplos estruturais para grandes, médios e pequenos municípios, bem como a captação de recursos pelo S2iD.
A programação do dia foi encerrada com o painel sobre irrigação, destacando o programa estadual de incentivo, financiamento, adesão ao Susaf e prazos de implementação da agroindústria. À noite, prefeitos e prefeitas foram recepcionados no tradicional jantar promovido pela Famurs.
Painéis, debates e conversas sobre importantes temas de interesse dos gestores municipais serão realizadas também nesta sexta-feira (21).