Domingo, 26 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de janeiro de 2025
“Ainda estou aqui”, livro de Marcelo Rubens Paiva que inspirou o filme de Walter Salles, vai ganhar edições nos Estados Unidos e Inglaterra. A editora Charco Press pretende publicar a obra em inglês em 2026, segundo informações da “Folha de São Paulo”.
O livro foi publicado no Brasil, originalmente, em 2015 pela editora Alfaguara e, até o momento, já vendeu 100 mil exemplares. Nas páginas, Marcelo, filho de Rubens Paiva, assassinado pelas forças de repressão da ditadura militar, conta a saga de sua família, principalmente de sua mãe, Eunice, para saber o paradeiro do pai, elaborar o luto e criar os cinco filhos.
O autor prepara uma continuação, que deverá se chamar “O novo agora”, previsto para sair em junho pela mesma editora. A obra atualiza a história dos Paiva até o governo de Jair Bolsonaro.
“Vai ser sobre como a minha família sofreu durante o período do Bolsonaro, que era nosso inimigo pessoal e nós nem sabíamos disso. Bolsonaro cuspiu no busto do meu pai, disse mentiras sobre ele ter participado da luta armada”, disse Marcelo”.
O filme de Walter Salles, com Fernanda Torres no papel de Eunice e Selton Mello no papel de Rubens, foi indicado a três Oscars na última quinta-feira: melhor filme, melhor filme internacional e melhor atriz.
Escritor comemora as indicações
O escritor paulistano Marcelo Rubens Paiva, autor do livro ‘Ainda estou aqui’, comemorou as três indicações da produção que fala sobre a vida de sua família ao Oscar. Paiva se disse emocionado com as três indicações do filme que conta a trajetória de sua mãe, a ativista e advogada dos Direitos Humanos Eunice Paiva.
“O mundo nunca precisou tanto de uma Eunice Paiva e uma Fernanda Torres. Inteligentes, democratas, guerreiras, coerentes, ativistas e felizes”, disse o escritor.
“Ainda estou aqui” foi indicado à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme, na quinta-feira (23). É a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar.
A produção também tem outras duas indicações: Filme Internacional e Melhor Atriz (Fernanda Torres). O filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres é o primeiro longa original Globoplay.
Após o anúncio, o escritor postou nas redes sociais uma foto de sua mãe que, até o momento, já teve mais de 400 mil visualizações na rede X.