Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2024
As últimas palavras escritas pela Rainha Elizabeth II em seu diário foram reveladas em uma nova biografia. O livro “Charles III: New King. New Court. The Inside Story”, escrito por Robert Hardman, ganhou uma reedição na última quinta-feira (7), trazendo detalhes da rotina da monarca nas semanas que antecederam sua morte.
A monarca faleceu em setembro de 2022, aos 96 anos, de causas naturais. Segundo o biógrafo da realeza, Elizabeth não abandonou suas atividades recorrentes, incluindo o conhecido hábito de escrever.
O último registro no diário, feito por ela dois dias antes de sua morte, era simples e narrava um evento cotidiano. “Edward veio me ver”, Elizabeth escreveu. Sir Edward Young, secretário pessoal da rainha, estava ajudando com os preparativos para o juramento dos novos ministros de Liz Truss, então primeira-ministra do Reino Unido.
Um encontro com Truss, inclusive, foi o último compromisso público da monarca.
“Foi revelado que ela ainda estava escrevendo de Balmoral dois dias antes de morrer”, Hardman escreveu, mencionando o Castelo de Balmoral, onde a rainha estava desde junho de 2022. “O último texto dela foi factual e prático como sempre”.
Elizabeth já havia declarado que seu diário seguia uma linha simples. Não se tratava de um espaço para reflexões, mas sim um registro dos acontecimentos de seus dias agitados. Um arquivo para os futuros historiadores.
“Não tenho tempo para registrar as conversas, somente os eventos”, a rainha confessou ao jornalista Kenneth Rose (1924 – 2014).