Terça-feira, 29 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 27 de outubro de 2015
Os nomes mais cotados para disputar a Presidência da República em 2018 são bem conhecidos do eleitorado e, sem exceção, compartilham taxas altas de rejeição, conforme apontou pesquisa nacional do Ibope divulgada na segunda-feira.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que tem, numericamente, o maior índice: 55% dos entrevistados afirmam que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em empate técnico com o petista no quesito rejeição estão o senador José Serra (PSDB-SP), com 54%; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 52%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), com 52%. Atrás deles estão a ex-ministra Marina Silva (Rede), com 50%; e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 47%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Lula também tem a maior proporção de eleitores cativos, aqueles que votariam nele para presidente “com certeza”: 23%. Aécio alcança 15%; Marina, 11%; Serra, 8%; Alckmin, 7%; Gomes, 4%. O ex-presidente é igualmente o nome mais conhecido – apenas 2% disseram não conhecê-lo o suficiente para opinar. No caso de Aécio, o segundo colocado neste critério, foram 9%. Em seguida vêm Marina (10%), Serra (11%), Alckmin (16%) e Gomes (24%). (Folhapress)