Quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de julho de 2023
Lula falou ainda em recuperação da democracia
Foto: Valter Campanato/Agência BrasilAo discursar no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quinta-feira (13), que o Brasil conheceu “o que é o nazismo”. O petista estava acompanhado do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.
Durante sua fala, Lula falou em recuperação da democracia. “Eu voltei porque vocês votaram para recuperarmos nosso país e a democracia. Há pouquíssimo tempo, vocês conheceram o que é o fascismo e o nazismo. Entenderam como, em quatro anos, é possível destruir a democracia que construímos”, disse.
Ele disse ainda que o Brasil “será grande e protagonista novamente”. “Esse país será grande e protagonista novamente. Não pária, como foi nos últimos quatro anos”, prometeu.
O presidente ainda lembrou o período em que esteve preso em Curitiba (PR). “Quando eu estava na cadeia, todo dia via vocês gritando por mim. Durante 580 dias, eu pensava ‘o que irei fazer quando sair daqui?’ E pensei: ‘vou sair daqui e vencer a Presidência novamente’. Estejam certos, não irei fraquejar. Minha causa é o povo brasileiro.”
Mujica fez um apelo para que os brasileiros “cuidem da democracia”. “O Brasil é um país gigantesco. Tem que aprender a colaborar com toda a nossa América. Quanto mais desunidos, mais dominados estaremos. Cuidem da democracia. Lula é grandioso”, enfatizou.
A última vez que um presidente compareceu ao evento foi em 2009, quando o próprio Lula, durante seu segundo mandato, esteve no encontro estudantil. O Congresso da UNE é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e deverá reunir cerca de 10 mil participantes até este domingo (16) na capital federal.