Ícone do site Jornal O Sul

Lula após conversa com Putin: “Desejou bom governo e fortalecimento da relação Brasil e Rússia”

Para Isaac Sidney, presidente da Febraban, cenário de incertezas é normal em uma transição; ele cita que sinais importantes o futuro governo deve dar (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta terça-feira (20), ao telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com o petista, Putin desejou a ele um “bom governo” e o fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e Rússia.

“Conversei com o presidente russo Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, publicou Lula no Twitter.

A relação brasileira com a Rússia mostrou fortalecimento nos mandatos petistas, com a emergência do BRICS. Recentemente, contudo, Putin – que está no poder desde 2000 – mostrou proximidade também com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em um relatório do governo ucraniano divulgado em julho, Lula foi listado entre pessoas que “propagam narrativas de interesse da Rússia”. Foi após o petista afirmar, em entrevista à revista americana Time, que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, seria “tão responsável quanto Putin” pelo conflito entre os países.

 

Sair da versão mobile