Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 24 de outubro de 2023
Na live "Conversa com o Presidente", Lula também apontou um enfraquecimento da ONU
Foto: EBCO presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (24), durante a sua live semanal “Conversa com o Presidente”, a reação de Israel diante dos ataques do grupo terrorista Hamas contra o país no dia 7 deste mês.
“Não é porque o Hamas cometeu um ato terrorista contra Israel que Israel tem que matar milhões de inocentes, sabe? Não é possível que as pessoas não tenham sensibilidade”, disse o petista.
“Espero que a gente possa ter tranquilidade, espero que Israel tenha compreensão, espero que o Hamas tenha compreensão do erro que cometeu e espero que Israel tenha compreensão do que está acontecendo com milhões de crianças na Faixa de Gaza. Espero que o mundo tenha compreensão”, declarou Lula.
Na live, o presidente apontou um enfraquecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) e cobrou que os países interfiram para pacificar a região. Atualmente, o Brasil preside o Conselho de Segurança da entidade.
“Se a ONU tivesse força, a ONU poderia ter uma interferência maior. Os Estados Unidos poderiam ter uma maior interferência, mas as pessoas não querem. As pessoas querem guerra, querem incentivar o ódio, querem estimular o ódio, e eu não vejo assim. Podem me criticar quanto quiserem. O Lula vai continuar falando em paz”, afirmou.
Lula também defendeu a solução de dois Estados, com a demarcação de um território israelense e outro palestino na região. “Em uma mesa de negociação, não morre ninguém, custa mais barato e a gente pode encontrar solução. É preciso que a gente consiga que lá, lá no Oriente Médio, Israel fique com o território que é seu e está demarcado pela ONU, e os palestinos tenham o direito de ter as suas terras. É simples assim.”
Na transmissão, Lula também comentou sobre os brasileiros que aguardam repatriação na Faixa de Gaza. “Estou conversando com todo mundo, inclusive, porque eu quero liberar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Nós temos brasileiros que querem vir para cá. Nós temos crianças lá, nós temos mulheres, que estão sofrendo os tormentos dos tiros, das bombas, dos foguetes. Eles estão muito próximos da faixa de fronteira com o Egito”, disse.
O “Conversa Com o Presidente” desta terça-feira foi o primeiro programa desde que Lula passou por cirurgias no quadril e nas pálpebras, há mais de três semanas.