Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula desiste de visitar Santa Catarina após presidente argentino confirmar encontro com Bolsonaro no Estado

Compartilhe esta notícia:

Não está previsto um encontro bilateral de Milei e Lula durante a estadia do chefe do Executivo argentino no País.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Não está previsto um encontro bilateral de Milei e Lula durante a estadia do chefe do Executivo argentino no País. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir neste final de semana para Itajaí, no litoral de Santa Catarina, após o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmar ida para um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro em Balneário Camboriú. O encontro de Bolsonaro com Milei e a agenda de Lula aconteceria praticamente ao mesmo tempo, e em cidades vizinhas.

Além de Santa Catarina, o presidente também deixou de lado uma visita para Goiânia. As viagens do petista confirmadas pela Secom são para o interior paulista. Nesta quinta-feira (4), o chefe do Executivo vai para Campinas e Salto.

De acordo com políticos do PT catarinense, a presença de Milei e Bolsonaro em Balneário Camboriú, que fica a 15 quilômetros de distância de Itajaí, poderia acarretar um desgaste político e risco de hostilidade contra o petista.

Lula pretendia visitar o Porto de Itajaí entre a quinta-feira (4) e o sábado (6). A agenda, porém, não foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, responsável por divulgar os horários e locais das visitas do chefe do Executivo.

A Secom informou que nunca houve uma viagem agendada para Santa Catarina nesta semana, mas o petista tem interesse em visitar o Estado no futuro. Segundo o deputado Pedro Uczai (PT-SC), uma possibilidade é que o petista vá para o território catarinense no início de agosto para celebrar a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis e a retomada das atividades do Porto de Itajaí.

Bolsonaro e Milei vão ser as atrações principais da “versão brasileira” do Conservative Political Action Conference (CPAC), que vai acontecer entre o sábado e o domingo. O evento também vai reunir parlamentares que integram o núcleo duro do bolsonarismo no Congresso Nacional e o político radical José Antonio Kast.

Não está previsto um encontro bilateral de Milei e Lula durante a estadia do chefe do Executivo argentino no País. É comum ser considerado como uma descortesia e até uma provocação diplomática quando um chefe de Estado pisa em solo estrangeiro e ignora o seu governante.

Além de confirmar a presença no evento em Balneário Camboriú, Milei cancelou a ida dele para o encontro de chefes de Estado do Mercosul, que vai acontecer na próxima segunda-feira (8), em Assunção, capital do Paraguai.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Prefeitos de 362 cidades gaúchas estão em Brasília pedindo mais recursos federais ao RS
Polícia resgata mais de cem pássaros exóticos em condições precárias no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/lula-desiste-de-visitar-santa-catarina-apos-presidente-argentino-confirmar-encontro-com-bolsonaro-no-estado/ Lula desiste de visitar Santa Catarina após presidente argentino confirmar encontro com Bolsonaro no Estado 2024-07-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar