Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2025
Lula acompanhou o funeral do papa ao lado de outros líderes mundiais
Foto: Reprodução de vídeoO presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que não se encontrou com o seu colega dos Estados Unidos, Donald Trump, neste sábado (26), durante o funeral do papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Ao ser questionado por jornalistas, Lula ressaltou que não chegou a ver o presidente norte-americano porque havia muitas pessoas na cerimônia e, portanto, não teve a oportunidade de cumprimentá-lo.
“Não, não cumprimentei [o Trump] porque eu estava conversando com o meu pessoal sobre a segurança na saída, porque estava uma confusão muito grande. Eu não cumprimentei, não vi, não olhei nem para o lado. Não vi o Trump, na verdade”, disse o petista.
O funeral do papa marcou o primeiro evento em que Lula e Trump estiveram presentes ao mesmo tempo. Antes do funeral, Trump se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Lula comentou sobre o encontro dos dois.
“Eu não sei o que eles [Trump e Zelensky] conversaram, não posso intuir a conversa. Eu acho que o que é importante é que se converse para ver se encontram uma saída para essa guerra, porque essa guerra está ficando sem explicação, ou seja, ninguém consegue explicar e ninguém quer falar em paz”, declarou.
“O Brasil continua teimando que a solução é a gente fazer com que os dois [Trump e Zelensky] sentem na mesa de negociação e encontrem uma solução, e não só para a Ucrânia e para a Rússia, mas também para a violência que Israel comete na Faixa de Gaza”, acrescentou.