Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Lula diz que o governo do PT está cedendo mais porque está “difícil governar”

Compartilhe esta notícia:

Temos de aprender a conversar com os evangélicos, diz Lula em conferência eleitoral do PT. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está “mais difícil” governar agora do que em seus dois primeiros mandatos e admitiu que sua gestão tem feito concessões em temas que, “muitas vezes, não poderia ceder”. O petista relacionou o cenário adverso com o fato de sua gestão não ter uma base parlamentar tão numerosa no Congresso Nacional.

O discurso foi feito em conferência do PT realizada em Brasília. O evento encerra neste domingo e reúne, basicamente, militantes do partido e possíveis candidatos da sigla no ano que vem. Diante desse público, Lula reconheceu a situação complexa no Parlamento.

“Nós dedicamos este ano a recuperar o Brasil. Nós tivemos que reconstruir coisas com uma base parlamentar menor do que já tivemos. Ficou mais difícil [governar], é preciso ter paciência. Muitas vezes, a gente cede quando não poderia ceder. E muitas vezes a gente conquista coisas quando a gente pensava que não ia ganhar”, disse.

Autocrítica

Em seguida, Lula questionou seus colegas de partido se o PT está sabendo falar “aquilo que o povo quer ouvir”.

“Nós temos que nos perguntar por que que um partido que, muitas vezes no discurso pensa que tem toda a verdade do planeta, só conseguiu eleger 70 deputados?”, questionou.

“Por que tão pouco se a gente é tão bom? Por que tão pouco se a gente acha que a gente poderia ter muito mais? É preciso que a gente tente encontrar resposta dentro de nós. Será que nós estamos falando aquilo que o povo quer ouvir de nós? Será que nós estamos tendo competência para convencer o povo das nossas verdades?”, complementou.

Ainda neste raciocínio, Lula admitiu que o eleitorado que ajudou a construir o PT, em 1980, “mudou”. Na avaliação do presidente, o metalúrgico de São Bernardo já não tem mais uma identificação automática com a sigla e a classe operária “não é mais a mesma”.

Voltar à base

“A base originária que motivou nossa criação está muito modificada, a classe operária não é mais a mesma, o povo não é mais o mesmo. Precisamos aprender a construir o discurso para falar com essa gente. O metalúrgico de São Bernardo, que ganha 8 mil reais, já não quer mais votar na gente. Essa pessoa ficou ruim? Não, ela elevou o padrão de vida dela e nós não aprendemos a conversar com ela. Essas eleições municipais vão servir para a gente aprender a discutir na cidade”, afirmou.

Por fim, Lula defendeu que é importante que a legenda volte a fazer o trabalho de base nas cidades do país. “Não podemos ter candidato querendo comprar apoio de líder de bairro. Apoio a gente conquista”, explicou. “Este partido precisa voltar a ser como era no começo para reconquistar a credibilidade. Hoje, a gente sabe que é muito difícil a disputa eleitoral como ela está colocada”, acrescentou.

Cabo eleitoral

Lula também prometeu à militância e aos candidatos do partido que será um “bom cabo eleitoral” e que seu governo vai dar orgulho aos integrantes da legenda nas disputas municipais. “Eu prometo ser um bom cabo eleitoral fazendo as coisas corretas para vocês sentirem orgulho daquilo que está acontecendo no Brasil. A gente não vai falhar, a gente não vai errar”, concluiu.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Presidente Lula mobiliza ministros para a aprovação de Flávio Dino como ministro do Supremo
Caixa cobra duas vezes prestação da casa própria de mais de 2 mil clientes
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-o-governo-do-pt-esta-cedendo-mais-porque-esta-dificil-governar/ Lula diz que o governo do PT está cedendo mais porque está “difícil governar” 2023-12-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar