Ícone do site Jornal O Sul

Lula diz que o Ministério Público e a Polícia Federal precisam provar as acusações contra ele

Lula foi denunciado por tentar obstruir as investigações da Lava-Jato (Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (29) que o MP (Ministério Público) e a PF (Polícia Federal) têm de provar as acusações feitas contra ele. Ao participar do Seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade, em São Paulo, ele começou seu discurso citando o fato de ter se tornado réu e, em seguida, falou sobre os imóveis atribuídos a ele e que são alvos de investigação da Lava-Jato.

Lula tornou-se réu, segundo a Procuradoria, por tentar obstruir a Justiça ao querer comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O sítio em Atibaia e o apartamento em Guarujá, em São Paulo, não têm relação com a acusação aceita pela Justiça.

“Eu não quero falar dos meus problemas pessoais, para não transformá-los em problemas coletivos, mas enquanto estou aqui conversando com vocês, eu fiquei sabendo que foi aceita uma denúncia contra mim de obstrução da Justiça. Vamos ver, eu não conheço”, declarou o petista. “Eu não ia tocar no assunto, mas eu já cansei. Eu não tenho que provar que eu tenho apartamento. Quem tem que provar é a imprensa que acusou, o Ministério Público que falou que eu tenho, a Polícia Federal que diz que eu tenho.”

O ex-presidente acrescentou que “eles é que têm que apresentar documento de compra, pagamento de prestação, algum contrato assinado”. “Porque, se eu não tiver, em algum momento eles é que terão que me dar de presente uma chácara e um apartamento, e aí eu ganharei de graça, quem sabe essas coisas que eles dizem que eu tenho. É por isso que eu não me manifesto, porque é eles que têm que provar, não sou eu quem tem que provar.”

Além do ex-presidente, também viraram réus o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. (AG)

Sair da versão mobile