Domingo, 16 de março de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula embarca para G77 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Durante a ausência de Lula, o governo ficará a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Durante a ausência de Lula, o governo ficará a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nesta sexta-feira (15), para Havana, capital de Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China.

Na sequência, o petista seguirá para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará do debate geral de chefes de Estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (19). Durante a ausência de Lula, o governo ficará a cargo do vice-presidente Geraldo Alckmin.

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China terá o tema “Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação”.

O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu na década de 1990.

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve na capital cubana.

Em Nova York, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.

Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Lula também deverá se reunir durante o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ainda estão previstas reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Fenômeno El Niño deverá elevar o volume de chuvas no Sul do Brasil nos próximos meses
Um em cada mil brasileiros não tem moradia, aponta estudo
https://www.osul.com.br/lula-embarca-para-g77-em-cuba-e-assembleia-geral-da-onu-nos-estados-unidos/ Lula embarca para G77 em Cuba e Assembleia Geral da ONU nos Estados Unidos 2023-09-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar