Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula fala em acordo Mercosul-China após reunião com presidente do Uruguai

Compartilhe esta notícia:

Presidente brasileiro disse estar "totalmente de acordo" com proposta uruguaia de renovação do Mercosul, que envolve ainda Argentina e Paraguai.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente brasileiro disse estar "totalmente de acordo" com proposta uruguaia de renovação do Mercosul, que envolve ainda Argentina e Paraguai. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Após se reunir em Montevidéu com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acenou nesta quarta-feira (25), para negociações de um acordo comercial do Mercosul com a China. Ele também prometeu destravar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, chamado por ele de urgente, e se comprometeu a discutir uma renovação do Mercosul, uma demanda do país vizinho.

As negociações comerciais unilaterais entre Uruguai e China são justamente o nó górdio desta viagem de Lula, que tenta impedir esse movimento para evitar a fragilização do Mercosul.

Mercosul e União Europeia

“Disse a Lacalle e digo a meus ministros, vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul. E eu acho que é possível”, declarou Lula em Montevidéu após a reunião.

Depois de lembrar as boas relações que o Brasil teve com o Uruguai ao longo dos mandatos petistas – e chamar o ex-presidente Michel Temer de “golpista”, apesar da legalidade da destituição da ex-presidente Dilma Rousseff -, Lula afirmou que agora recebeu um país semidestruído e disse ser preciso “trabalhar junto” para o crescimento da região. Ele também reconheceu a necessidade de abrir mais o comércio bilateral.

“Quero dizer para o presidente que as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul estávamos completamente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Primeiramente, queremos sentar a mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar”, prometeu Lula. O Mercosul ainda envolve Argentina e Paraguai.

Uruguai e China

Antes de Lula, o presidente uruguaio Lacalle Pou reiterou sua disposição de flexibilizar o Mercosul e de manter as negociações por um acordo comercial com a China.

“O Uruguai vai avançar nas suas negociações com a China. O Brasil pode paralelamente fazer seu caminho e após isso vamos compartilhar tudo o que foi negociado. E o Uruguai pode se ajustar com aquilo que o Brasil propuser. O Brasil pode dizer o que conseguiu negociar com a China”, afirmou o presidente uruguaio. “Para resumir, o Mercosul que o Uruguai quer precisa ser moderno, flexível e aberto ao mundo”, acrescentou.

A possibilidade tornar o aeroporto de Rivera um aeroporto internacional também foi citada na reunião, disse Lacalle Pou, assim como a necessidade de melhorar a balança comercial.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

“Todo Dia a Mesma Noite”: série sobre a Boate Kiss estreia no Netflix
Descida da Borges provoca alterações no trânsito em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/lula-fala-em-acordo-mercosul-china-apos-reuniao-com-presidente-do-uruguai/ Lula fala em acordo Mercosul-China após reunião com presidente do Uruguai 2023-01-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar